segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mar familiar!


Montei uma sequência didática para meus alunos, para que eles pudessem fazer um resgate da sua história através da família. Inicialmente para trabalhar o “EU”. Para que eles pudessem conhecer a formação da sua história desde seu nascimento até os dias de hoje e também pudessem reconhecer a importância da família e a importância dos valores familiares como convívio e respeito, não só laços de sangue, mas laços que fazem parte da família, independente de quem forma essa família. Cada aluno tinha que fazer uma investigação prévia da sua família e montar um mar de peixes genealógico.



Inicialmente, introduzir a sequência didática com a leitura do livro “Árvore da Família”, após a leitura do livro, abrir um debate com as turmas sobre as diferentes configurações das famílias, sobre os papéis de cada um e as relações que se estabelecem dentro da família, propus a elaboração de um “mar” genealógico, com “peixes” que se encontram, diferente da árvore que cria raízes. A família mudou, não seguem mais o padrão pai-mãe-filhos, hoje existem inúmeros tipos de família. E resgatei isso com os alunos, a importância de cada família.




Para a montagem do “mar”, cada aluno fez uma pesquisa com a sua família, sobre os familiares, nomes, sobrenomes, local de nascimento e etc. Cada aluno trouxe sua pesquisa e a partir dela foi-se montando seu “mar genealógico”, onde cada familiar era um peixinho, se encontrando ou não, dependendo da relação familiar. Após a montagem do “mar”, fizemos uma exposição para apresentar os trabalhos dos alunos, fazendo com que cada um explicasse o seu “mar genealógico” e um pouco de si, partindo sempre de si para compreender seu lugar no mundo.


Um comentário:

  1. Oin Melissa. Adorei a ideia de "mar genealógico". Foi uma boa leitura da constituição das famílias de hoje em dia. realmente melhor representar as famílias com maior mobilidade. A todo o instante a família se configura de uma nova forma. Este é o mundo de agora. Não é melhor, nem pior. É apenas diferente. E é assim que deve ser percebido. Espero que as colegas professoras que vierem ler teu post reflitam também sobre isso. E apreciem as fotos. Parece que teus alunos gostaram de realizar a atividade, se envolveram e estão orgulhosos por apresentar. Segue por aqui sempre escrevendo Melissa que eu sigo por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir