Podemos utilizar a multiplicação em
situações cotidianas da sala de aula e da vida do aluno, sem precisar das
tabuadas. O professor pode formar grupos, pensar em rodas de bicicletas,
sanduíches para X de alunos e muitas outras opções. É necessário no entanto
planejamento para a ação e o processo de construção acontecer. O aluno precisa
entender o conceito da multiplicação e saber utiliza-lo em situações suas.
Depois que o aluno construiu esse conhecimento e já utilizou, podemos
sistematizar os resultados, trabalhando com quadros de completar por exemplo ou
com jogos que envolvam o conceito da multiplicação, como o jogo que utilizei
com os alunos em sala de aula, batalha naval da multiplicação.
Precisamos explorar essa multiplicação
cotidiana em nossa sala de aula, utilizando jogos e coisas da vida do aluno,
fazer com que ele entenda o processo, fica muito mais acessível o aprendizagem
e ele constrói seu saber, muito melhor do que saber a tabuada de cor e não
saber colocar na pratica o aprendizado. A atividade que meus alunos mais gostam
de fazer relacionada a tabuada e a multiplicação, são os livros coletivos.
Metodologia: Cada dupla ou trio, sorteia um número de 1 a
10, o número que for sorteado vai ser a página do livro que vão confeccionar. A
dupla sorteou o número 6, vão construir a página 6 do livro coletivo da tabuada
do 2, vão ter que construir 6 bicicletas com 2 rodas em casa e após vão ter que
fazer a operação. A lei vai ser 2 rodas em cada bicicleta. E cada livro vai
sendo construindo de acordo com a tabuada.
Livros coletivos do 3º ano:
Livro coletivo da tabuada do 3: sorvete, 3 bolas em cada
casquinha.
Livro coletivo da tabuada do 4: ovelhas, 4 patas para cada
ovelha.
Livro coletivo da tabuada do 5: mãos, 5 dedos em cada
mãozinha.
Livro coletivo da tabuada do 6: corujas, 6 corujas em cada
árvore.
Livro coletivo da tabuada do 7: Branca de Neve, 7 anões
para cada Branca de Neve.
Livro coletivo da tabuada do 8: Pequeno príncipe, 8 rosas
para cada príncipe.
Livro coletivo da tabuada do 9: Procurando o Nemo, 9 peixes
para cada mar.
Livro coletivo da tabuada do 10: Pokémon, 10 pokebola para
cada pokémon.
Lembrando que podemos misturar a
literatura com os conceitos da matemática, só nessa atividade de livros da
tabuada utilizei 4 livros de histórias. Fazendo um planejamento da atividade,
podemos usar muitas histórias.
Melissa que belo relato! Que maneira jóia de trabalhar a multiplicação. E compreendi no teu texto que tem até a possibilidade de integrar conteúdos utilizando a bibliografia de leituras que realizas com teus alunos. Recomendo para que as colegas professoras leiam teu blog. Vão aproveitar as ideias pedagógicas e todos saem vencedores nesse processo. Segue escrevendo que sigo por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluir