quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Multiplicação



Podemos utilizar a multiplicação em situações cotidianas da sala de aula e da vida do aluno, sem precisar das tabuadas. O professor pode formar grupos, pensar em rodas de bicicletas, sanduíches para X de alunos e muitas outras opções. É necessário no entanto planejamento para a ação e o processo de construção acontecer. O aluno precisa entender o conceito da multiplicação e saber utiliza-lo em situações suas. Depois que o aluno construiu esse conhecimento e já utilizou, podemos sistematizar os resultados, trabalhando com quadros de completar por exemplo ou com jogos que envolvam o conceito da multiplicação, como o jogo que utilizei com os alunos em sala de aula, batalha naval da multiplicação.
Precisamos explorar essa multiplicação cotidiana em nossa sala de aula, utilizando jogos e coisas da vida do aluno, fazer com que ele entenda o processo, fica muito mais acessível o aprendizagem e ele constrói seu saber, muito melhor do que saber a tabuada de cor e não saber colocar na pratica o aprendizado. A atividade que meus alunos mais gostam de fazer relacionada a tabuada e a multiplicação, são os livros coletivos.

Metodologia: Cada dupla ou trio, sorteia um número de 1 a 10, o número que for sorteado vai ser a página do livro que vão confeccionar. A dupla sorteou o número 6, vão construir a página 6 do livro coletivo da tabuada do 2, vão ter que construir 6 bicicletas com 2 rodas em casa e após vão ter que fazer a operação. A lei vai ser 2 rodas em cada bicicleta. E cada livro vai sendo construindo de acordo com a tabuada.




Livros coletivos do 3º ano: 

Livro coletivo da tabuada do 2: bicicleta, duas rodas em cada bicicleta.

Livro coletivo da tabuada do 3: sorvete, 3 bolas em cada casquinha.

Livro coletivo da tabuada do 4: ovelhas, 4 patas para cada ovelha. 

Livro coletivo da tabuada do 5: mãos, 5 dedos em cada mãozinha. 

Livro coletivo da tabuada do 6: corujas, 6 corujas em cada árvore.

Livro coletivo da tabuada do 7: Branca de Neve, 7 anões para cada Branca de Neve.

Livro coletivo da tabuada do 8: Pequeno príncipe, 8 rosas para cada príncipe.

Livro coletivo da tabuada do 9: Procurando o Nemo, 9 peixes para cada mar.

Livro coletivo da tabuada do 10: Pokémon, 10 pokebola para cada pokémon.


Lembrando que podemos misturar a literatura com os conceitos da matemática, só nessa atividade de livros da tabuada utilizei 4 livros de histórias. Fazendo um planejamento da atividade, podemos usar muitas histórias. 


Um comentário:

  1. Melissa que belo relato! Que maneira jóia de trabalhar a multiplicação. E compreendi no teu texto que tem até a possibilidade de integrar conteúdos utilizando a bibliografia de leituras que realizas com teus alunos. Recomendo para que as colegas professoras leiam teu blog. Vão aproveitar as ideias pedagógicas e todos saem vencedores nesse processo. Segue escrevendo que sigo por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir