terça-feira, 21 de abril de 2015

Sociedade e Escola

A escola é essencialmente social e o objetivo da escola é uma educação democrática e igualitária, mas estamos um pouco sem foco devido a multiculturalismo. Então, se esse processo de socialização for positiva, maior será o desenvolvimento da sociedade e da comunidade escolar.
E  a sociedade só poderá ser mudada com uma educação diferenciada, ainda mais nesse mundo globalizado e multicultural que vivemos. O objetivo da escola é permitir o desenvolvimento do aluno em ser pensante, atuante mesmo que suas particularidades sejam diferentes.
Gosto muito do conceito de Marx sobre educação que é um objeto de pesquisa que está inserida numa sociedade com luta de classes. O que claramente vimos no filme Machuca e que vemos na nossa sociedade atual.
Acredito que atualmente a escola, tenta se firmar como um espaço legítimo e essa legitimidade ocorre no processo de socialização. É na escola que discutimos as desigualdades e tentamos trabalhar com a diversidade de um modo que não exclua os diferentes e nem padronize todos da mesma forma. Tentamos democratizar o ensino e dessa forma se tenta democratizar a sociedade também. E nós como educadores temos um papel de destaque nesse cotidiano escolar e social, pois nós que fazemos frente para que aconteça essa democratização.



Portfólio



O portfólio tem papel importantíssimo na consolidação do nosso conhecimento e da nossa prática, pois ele retoma passo a passo como foi a construção desse conhecimento e como levamos isso para nossa vida. Ele é quase uma terapia educacional. Faz com o aluno e o professor repense na sua forma de aprender e ensinar. E essa reflexão ajuda no processo de consolidar aprendizagem e ensino se torna mais significativo.
Uma leitura muito interessante que estou lendo e me remete um pouco ao portfólio é o livro do Miguel Zabalza “diários de aula”. 
Uma passagem interessante “escrever sobre o que se está fazendo como profissional é um excelente procedimento para normatizar os padrões de trabalho.”

É essa escrita  que torna o portfólio rico. E nos mostra a evolução que tivemos no decorrer do aprendizado. 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sobre retrato da escola






Fazer o retrato da escola foi um grande aprendizado.

O olhar que estou tendo sobre a minha escola mudou totalmente do olhar que eu tinha.
Conhecer a história da escola, onde tudo começou e como chegamos onde estamos hoje me fez perceber que cada “tijolinho” nessa construção do saber tem sua importância.
E saber que essa história não termina aqui e que sempre haverá consequências do meu trabalho nesta escola e ele ficara marcado e seguira a sequência dos fatos, intenções e realizações.

Retratar isso está sendo um aprazível trabalho.
Desconstruiu e construiu novamente o que é escola. O que é a minha escola. 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O que estou aprendendo...

Primeira coisa que aprendi e estou no processo de consolidação deste aprendizado é “ADEUS PROCRASTINAÇÃO”.
Esse hábito está enraizado no nosso DNA e faz com que a nossa vida se torne um acúmulo de coisas.
Um acúmulo de coisas que facilmente poderiam ser feitas no seu tempo correto. E esse papo clichê que mentes criativas deixam tudo pra depois é papo de um procrastinador que quer deixar tudo para o dia seguinte, semana seguinte, mês seguinte. Não acredite!
Quando ocorre a procrastinação, essas coisa que deixamos pendentes vão se acumulando.E cada dia que deixamos de fazer algo que deveríamos fazer neste dia, vai ficando para o dia seguinte e ai do nada a pessoa procrastinadora SURTA. E chega a conclusão que não tem tempo. Tem tempo sim, basta fazer cada coisa no seu dia e seguir uma organização de tempo.
Geralmente procrastinamos por nos sentir confiantes diante das “mil” coisas que temos para fazer, sempre damos conta,  mas com o curso estou começando a me questionar, será que vale pena essa “loucura” de deixar tudo pra última hora? Não vale! Minha terapeuta também agradece.
 Com o curso de EAD, estou moldando minha nova personalidade de estudante e nisso entra não procrastinar e me organizar para os estudos e tarefas diárias. Manter o cronograma!
É necessário essa organizar de tempo para evoluirmos como profissionais.
Se não seguirmos isso, o tempo passa e  levamos a vida acumulando coisas sem nos vermos fazendo essas coisas. A gente acaba fazendo tudo no automático, sem nos colocarmos de fato ali e sem percebemos o que realmente importa. 

Acabou procrastinação, hoje é um lindo dia para fazer o que é necessário ser feito.
(Postarei isso hoje e não amanhã.)