terça-feira, 25 de agosto de 2015

Significado do Portfólio!

O portfólio como instrumento de aprendizagem é rico pois é uma avaliação continua, torna nosso saber em uma “exposição” de trabalhos produzidos desde o inicio da caminhada para consolidar o conhecimento. Torna uma visão alargada e detalhada do que aprendemos, como aprendemos e como estamos evoluindo cognitivamente.  Reflete a nossa identidade quanto aluno e consequentemente do professor.  
O portfólio ao longo do semestre serviu para uma exteriorização dos meus aprendizados no decorrer deste inicio de curso. Uma construção dos meus saberes e um lugar para colocar a minhas próprias reflexões sobre o que tenho aprendido e compartilhado com os colegas.
Ainda tenho dúvidas quanto à escrita aqui, sendo que geralmente sou bem sucinta. Penso que precisamos saber como escrever e ter calma para expressar nossas ideias com conteúdo e explorar bastante ou ter um foco e sem muito blábláblá. Não sei ainda como vai ser no final do curso, mas por enquanto já percebi minha evolução através das postagens, após o termino do semestre reli o que escrevi e pude perceber isto.

Escrever sobre o que estamos fazendo como profissionais (em aula ou em outro contexto) é um procedimento excelente para nos conscientizarmos de nossos padrões de trabalho (e estudantes). É uma forma de “distanciamento” reflexivo que nos permite atuar. E, além disso, aprender.”


Primeiro Workshop!





                                       Não é um bicho papão e nem um bicho de sete cabeças.


É uma construção que elaboramos sobre nossos saberes e também uma interação com os saberes das colegas e professores. Escrever sobre nossas aprendizagens e apresentar requer dialogicidade, envolvimento, coerência com que escrevemos e com o que falamos e também com o que ouvimos, dinamicidade e um tanto de coragem para quem não se sente seguro.

Escrever e apresentar nossas ideias e reflexões é um processo social e histórico que faz com que evoluímos para o grande dia. O workshop não serve só para ganharmos um conceito e passarmos para o próximo semestre. Ele serve para que possamos adentrar cada vez mais no conteúdo e dominá-lo. E com isso faz com que estejamos sempre em busca de novos conhecimentos para podermos fazer novas reflexões e estarmos mais dentro das aprendizagens.

O próprio conhecimento que amplia nosso conhecimento.

Reflexão sobre as aprendizagens do semestre!


Inicialmente o curso de Pedagogia a distancia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trouxe mudanças significativas na minha vida pessoal, pois me fez ser uma pessoa menos procrastinadora, como escrevi no meu primeiro texto aqui no portfólio de aprendizagem. Tornando-me uma pessoa mais organizada e seguindo horários pré-estabelecidos de estudos.
O curso tornou-se pra mim, uma grande fonte de aprendizado constante e diário, pois me faz pensar diariamente na minha pratica de sala de aula e me faz refletir sobre essa pratica e esse currículo no qual preciso seguir. Como diz Rubens Alves, “é fácil obrigar um aluno a vir para a escola, difícil é convencê-lo a aprender”. E justamente porque quero fazer com que esse aluno aprenda sem ser obrigado é que o curso tem se tornando rico. Pois me fez refletir sobre minha metodologia de trabalho e pensar em que mudanças, estou promovendo em minha sala de aula e se esse currículo está trabalhando com o multiculturalismo da nossa sociedade e trabalhando principalmente essa diversidade e essa cultura que o aluno traz de casa. O curso está me questionando constantemente, sobre a educação e esse meu ideal de educação. O que meus alunos querem aprender e em como eu estou ensinando esses alunos a aprender.