quinta-feira, 17 de março de 2016



Iniciamos o III Eixo do curso de EAD Pedagogia na UFRGS. E tivemos uma aula bem interessante em Seminário Integrador sobre a escrita no portfólio. E que na volta pra casa, me fez refletir muito, tanto na minha escrita no blog como no trabalho em sala de aula com essa escrita. 

Pensando em mim como aluna neste momento, toda vez que escrevo eu tento ser natural, afinal, esses textos estão servindo para alguém ler. Ou seja, estou falando com gente. É sempre bom quando for escrever, que se dê aquela respirada, dê uma volta, pule em um pé só, faça seu ritual de escrita. Eu por exemplo, amo escrever com música. É importante saber qual seu ritual de escrita, pois isso ajuda a não ter tanto medo da página em branco. 
Ano passado fiz um curso de escrita criativa, o Go Writers,  e uso muito do que aprendi no curso com meus alunos nas atividades de produção de texto. Cada aluno meu, no início do ano, ganha um caderno para escrever. Escrever sem precisar mostrar para mim e sem precisar de correção, simplesmente escrever. Justamente para aprender a escrever. Quando eles recebem o caderno, dou algumas dicas de escrita que acho válidas.

  #ficaadica
·         Na dúvida, use o ponto final.
·         Frases curtas e longas devem ser intercaladas.
·         Não comece todos os parágrafos com a mesma classe gramatical.
·         Se houver citação longa, facilite.
·         Oferecer algo que as pessoas não saibam só lendo o título.

No Go Writers, recebi outras dicas que acho significativas e que podem servir para nós do PEAD neste momento de construção neste espaço. Se estivermos escrevendo para um blog, é sempre bom estarmos atentos a sermos originais, respeitar a paciência de quem lê (chega de textão sem muita informação), dar pausar, cuidar com a repetição, acabar com as fileirinhas de quê, fechar bem o texto e cuidar os erros. Parece fácil né? Mas não é!

Muita coisa para se pensar ao se escrever, por isso segue essa dica de ouro: escreva, escreva e escreva, depois guarde, depois leia em voz alta e aí sim, corrija. E é sempre bom, estar sabendo bem do que está escrevendo, para isso, precisamos ler. Escrever bem, está ligado ao ler muito. Não tem como fugir dessa dupla. É bom também sempre que fores escrever, pensar na frase do mestre Yoda “Luke, preparado você não está. ”
Precisamos então, tornar a escrita um hábito, assim como a leitura. Começar a escrever agora. Escrever é um exercício diário. Precisamos criar esse hábito, leve sempre um caderninho dentro da bolsa e anote tudo que for significativo, sala de aula é rica em assuntos. Mas, de fato, não existe uma receita para escrever, assim como não existe uma receita para beijar na boca, precisamos de conhecimento, prática e muita paciência.

Para quem quiser maiores informação sobre o curso, acessa aqui GO WRITERS, o curso oferece bolsas para professores do Estado.