terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Reflexões sobre o 2º semestre: Manifesto Educadores



Fizemos esse manifesto em 2015.
De lá pra cá muita as mazelas na educação só aumentaram.
Professores das redes públicas e municipais recebendo seus salários de forma parcelada ou com atrasos, as escolas estão sucateadas, pois também estão recebendo suas verbas com cortes.
Lei da escola sem partido, sendo aprovada em diversos lugares, tornando uma escola que deveria ser um espaço democrático, numa escola com mordaça.
Muitos professores abandonando sua profissão, pois estão adoecidos por essas mazelas e cansados de lutar contra um sistema opressor e isso que teve muita luta também, greves e manifestações.
Futuramente não sabemos o que será da educação, o futuro está incerto. Porém ainda não devemos perder as esperanças, pois somos nós professores que vamos educar os futuros sujeitos da nossa sociedade e eles precisam ser pensantes, atuantes, críticos e reflexivos, para tornar a mudança possível.




domingo, 2 de dezembro de 2018

Reflexão sobre 2º semestre: Consciente X Inconsciente




No segundo semestre do curso, tivemos a interdisciplina de psicologia e discorremos muito sobre o inconsciente e o inconsciente. Na minha postagem sobre escrevi que travamos batalhas para descobrir quem está comandando nossas ações.

E nesse momento da escrita eu pensava ser fácil essa descoberta, porém essa resposta certa não temos ainda. Sabemos que o inconsciente tem uma papel importante e fundamental para o entendimento da vida psíquica. Esse termo foi empregado por Freud em 1896 e se tornou a base da psicanálise. Pois no inconsciente estão tudo que é deixado de lado no consciente e que aparecem, como por exemplo, os atos falhos, os sonhos, os mecanismo de defesas.  

Nossos medos, nossos desejos, nossas repressões, nossos tabus. Aquelas atitudes que temos impulsivamente e muitas vezes não entendemos porque agimos daquela forma, tudo isso é nosso inconsciente agindo e tomando forma. Exemplo: autossabotagem clássica, tenho medo de me relacionar e me magoar então inconscientemente eu saboto minha relação pra acabar logo e desta forma não sair magoada. O inconsciente nos fazer agir sem querer, porque não sabemos, simplesmente sentimos o impulso interno e vamos.

O inconsciente seria uma parte profunda e escura, onde não temos acesso. Já nosso consciente é claro e super acessível. E os dois juntos formam a estrutura da psique.