Pensando
no ensino interdisciplinar e em como abordar conteúdos de ciências, decidi unir
a literatura com a ciência. Inicialmente
selecionei os livros de literatura infantil que abordassem conteúdos de ciências
e os coloquei expostos no varal da leitura da sala de aula.
Durante duas
semanas os alunos manusearam os livros, leram, preencheram fichas de leitura,
ouviram as histórias na hora do conto e levaram para casa na sacola da leitura.
Após essas duas semanas, fizemos um grande debate sobre os livros lidos e cada
turma selecionou os dois livros preferidos para trabalharmos os conteúdos
deles. No 3º ano A, os livros escolhidos foram: “A lua coco”, que são poemas
sobre a lua e suas fases e o livro “Quem é o centro do mundo”, que é um livro delicado
e profundo, que discute a arrogância e o egocentrismo dos homens em relação à
natureza. E no 3º ano B, os livros escolhidos foram “A árvore generosa” que
traz uma história bem bonita sobre um amor de um menino e uma árvore e a importância
dos seus frutos e o livro “ Kabá Darebu” que fala sobre um menino-índio
que nos conta, com sabedoria e poesia, o jeito de ser de sua gente, os
Munduruku. Depois da escolha dos livros,
os alunos vão fazer uma exposição dos trabalhos sobre os temas escolhidos. Cada
turma vai apresentar, o seu tema escolhido em forma de vídeo para outros alunos
da escolha, é uma forma de construir o saber e favorecer a troca de
conhecimento.
3º ano A |
3º ano B |
Podemos
trabalhar ciências de diversas formas, pesquisando, indo em laboratórios, fazendo
experimentos, comprovando ou testando teorias, com livros didáticos e textos
mais formais e podemos trabalhar ciências utilizando a literatura infantil e
usando esse recurso é ir além da pratica comum, pois com essa união da literatura
e da ciência faz com que o aluno aprenda o conteúdo de forma prazerosa e
interligada, não tornando o conteúdo isolado, tornando-o significativo.
Precisamos ter cuidado para fazer uma aula bem planejada e em deixar os alunos
conhecer os livros. Campos
(2008) explica que “é preciso entender que a ciência é viva, e esse é um dos
pontos mais importantes para se conceber o estudo de ciência como um
instrumento ativo na vida do aluno. Cabe ao professor buscar livros de
histórias e localizar neles os conteúdos a serem desenvolvidos, ao contrário do
que se pensa, este artigo não traz a receita pronta, ele aponta caminhos a
serem seguidos e o lado positivo desta junção e lança o desafio ao professor, o
de buscar, de conhecer, de pesquisar e implantar esta prática pedagógica em
suas atividades. ”
Quem quiser
ler mais sobre o assunto e unir ciências e literatura, pode ler esse estudo
aqui.
Melissa! Muito bom teu relato. Estas fazendo a tua parte, colocando aqui para teus leitores que é possível juntar por exemplo, literatura e ciências. Também que é possível que os alunos escolham os livros previamente preparados por ti e que se sintam participando democraticamente da escolha dos temas que estão estudando. Importante também que citas referencial teórico embasando a tua reflexão. Como Campos (2000), que expõe possibilidades do estudo da ciência ser vivo. A foto do varal ficou jóia e as carinhas dos modelos do 3 ano estão bárbaros. Parecem felizes com o trabalho dessa dedicada professora. Continua estudando, continua escrevendo Melissa que eu continuo por aqui te acompanhando. Sou da opinião que teus alunos podem conhecer esse teu espaço de escrita. Pense nisso! Bons estudos! Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)
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