quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Vamos escrever?





"Pra escrever.
Escrever de verdade.
Palavras, textos, suspiros que as pessoas queiram, precisem, gostem de ler.
Que provoquem faíscas.
Que façam pensar.
Que mudem o mundo.
Pois pessoas são mundos, a gente repete.
É preciso se despir.
De preconceito, achismo, orgulho, salto alto, superioridade, carão.
E enlarguecer..." (Cris Lisbôa) 


Sempre que escrevemos algo, é justamente para provocar inquietação e reflexão em quem for ler. E é pra isso que a escrita serve, é o objetivo da cultura e da educação. Pensar sobre, concordando ou não, mas fazer pensar. A escrita serve para alumiar, isto é, acender todas as luzes apagadas na mente do leitor ao provocar reflexões e inquietações. Dizemos nas entrelinhas o que gostaríamos de dizer ao nosso leitor e muitas vezes essa escrita é carregada de referências de autores que estudamos, de autores que admiramos, de autores que gostamos. Essas referências nos dão base para uma escrita carregada de contribuições, deixando muitas vezes nossos textos autorais mais ricos e mais argumentativos. Necessitamos ainda, ter cuidado para não nos apropriarmos de uma ideia como nossa, precisamos ser autores dos nossos textos.


E nosso maior desafio como educadores é formar alunos praticantes da leitura e produtores da sua escrita, que possam ser lidos pelos outros sujeitos. Pra isso precisamos escrever e ler para esse aluno. E precisamos escrever todo dia. Algumas pessoas são dotadas de talento para a escrita, bem sabemos isso, através dos nossos alunos, porém nem sempre talento é tudo na vida, precisamos de determinação para ficar fazendo muitas vezes o que precisamos fazer, se queremos que nossos alunos sejam produtores, precisamos ensinar isso a eles e para ensinarmos, precisamos saber. E saber é parar com o mimimi e praticar, muitas e muitas vezes. E um dia, vamos perceber que estamos escrevemos, independente de nossos autores preferidos, por mais que tenhamos a tendência de sempre os colocar na nossa escrita, inclusive nas entrelinhas. 

Um comentário:

  1. Hummm, me inquietou! Gostei de ler e quero ler mais Melissa. Estou por aqui te acompanhando. As vezes a gente lê uma postagem e dá um tempo para refletir. Não escreve comentários imediatamente pois vai tentando achar as melhores palavras para a interação acontecer. O sentido é sempre agregador. Concordo contigo! Faz parte das atribuições dos professores ser exemplo de leitura para seus alunos e precisamos incentivar sempre nossos alunos a escrever. Se expressar e aprender a se colocar nesse mundo. Continua escrevendo, estou por aqui acompanhando vocês. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir