segunda-feira, 28 de maio de 2018

Sobre planejamento




É fundamental que antes de iniciarmos um projeto novo em sala de aula tenhamos um bom planejamento para a turma. Mas antes de sairmos planejando é necessário conhecermos a turma, seus contextos, suas histórias, suas experiências e suas dificuldades, somente após esse conhecimento prévio da turma que devemos começar o planejamento.

Para um bom planejamento além de ter o conhecimento da turma, é necessário alguns pontos.

·         Descrição especifica de tudo que queremos trabalhar em sala de aula
·         Os objetivos a serem alcançados
·         Os conteúdos que serão abordados
·         Os procedimentos utilizados para que a aprendizagem seja construída.
·         Os detalhamentos de recursos que serão necessários para alcançar os objetivos.
·         E a avaliação, que é outro ponto fundamental para um bom planejamento.

Sem esse planejamento a aprendizagem perde o sentido, por isso um plano de aula deve conter de maneira resumida, as decisões pedagógicas do professor a respeito do que é ensinar, de como ensinar e de como avaliar o que ensinou. Lembrando que nem sempre seguimos a risca o planejamento, mas ele nos dá um norte para oportunizar a construção de conhecimento, por isso se faz tão necessário o professor conhecer tão bem sua turma, na medida em que o planejamento tiver que ser refeito, o conhecimento da turma se faz presente.


terça-feira, 15 de maio de 2018

Sobre Vygotsky!



Como se escreve? Vigotski, Vygotski, Vigotsky ou Vygotsky?
O nome de  Vygotsky,  Lev Semyonovich Vygotsky,  tem sido grafado de diferentes formas na literatura científica ocidental, por tratar-se de outro alfabeto.  Em Russo, o nome dele é Лев Семёнович Выго́тский.
O uso da grafia Vigotski  é encontrado na maioria dos livros de língua portuguesa.
Vygotsky,  é encontrado em muitos livros de língua inglesa.   No Brasil, com a entrada da letra Y na última reforma ortográfica, muitos cientistas optam por espelhar as traduções norte-americanas.

Quem foi Vygotsky?




Vygotsky trabalhava muito com o conceito de zona proximal, desenvolvimento real e desenvolvimento potencial, que é a aprendizagem do sujeito com a ajuda de outro, ou seja, refere-se sobre a capacidade do sujeito efetuar alguma atividade de forma independente e sobre a capacidade de realizar com a orientação de outra pessoa. Com esse conceito de Vygotsky, o professor deixa de ser a única fonte de saber da sala de aula e passa a ser um mediador também, na interação dos seus alunos entre si. Essa teoria de Vygotsky tem sido adotada por muitos professores e é aplicada com êxito na educação, principalmente pela questão sociocultural que combina com fatores contextuais no aprendizado. Não podemos esquecer que Vygotsky era um pensador marxista, podemos perceber claramente essa teoria na questão da mediação.



quarta-feira, 9 de maio de 2018

Sobre leitura





     Aluna do 3º ano lendo um poema, do livro de poesia que estava no varal da leitura 


Referências:

VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.