segunda-feira, 1 de julho de 2019

Reflexão 8º semestre: o estágio



Minha turma no estágio

O período de estágio e toda a preparação para essas nove semanas foram uma experiência desafiadora enquanto professora-estagiária, principalmente no que se refere a minha formação e a ressignificação do meu papel de docente enquanto professora titular. Consegui articular na minha prática, os conhecimentos teóricos e fazer a mediação com a tecnologia e principalmente fazer a aproximação professor-aluno, que também é fundamental para o desenvolvimento do trabalho.
Ao longo das nove semanas de estágio, oportunizei que meus alunos e alunas se sentissem à vontade para participar do processo de ensino e aprendizagem, tornando-os sujeitos ativos e conscientes dentro do projeto de aprendizagem.
O projeto desenvolvido teve um ótimo aproveitamento, todas as metas e objetivos do projeto foram atingidos de modo eficiente.  Os alunos e alunas ampliaram seus conhecimentos e construíram suas aprendizagens, de acordo com as suas dúvidas e certezas acerca do tema do projeto.
A integração dos saberes com a tecnologia foi muito positiva, pois trouxe inúmeros benefícios para a aprendizagem desses alunos, tornando a sala de aula um espaço mais democrático, lúdico e inclusivo.
Foram nove semanas de questionamentos sobre a docência e sobre minha metodologia, nas mudanças necessárias para que meus alunos se tornassem sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem e a certeza que o título de Pedagoga está atrelado à responsabilidade metodológica para redefinir o contexto de sala de aula e trazer avanços para a escola, principalmente de tornar a prática docente cada vez mais provocadora e significativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário