segunda-feira, 11 de maio de 2015

Educação e Cinema


Depois de assistir a alguns filmes militantes e pesquisar sobre eles (tiveram seu auge em Maio de 68), nota-se claramente que o principal objetivo desses filmes era interferir politicamente em sua época sem dogmas, moralismos ou pensamentos padronizados e ainda usando de uma estética sociopolítica nos faz refletir atualmente sobre a sociedade que vivemos e nos faz fazer comparações necessárias sobre a evolução da mesma ou não, pude perceber o quanto esse tipo de cinema se torna um aliado em nossa educação, um aliado de peso na escola. Os filmes produzidos por grandes cineastas, sempre estão vinculados a movimentos sociais e ativistas. Os filmes militantes ou politizados nos fazem explorar conflitos que muitas vezes passam despercebidos diante de tanto conteúdo em sala de aula. Usar os filmes deste tipo se torna uma intervenção rica, não só para entender o país e conhecer a  nossa história, mas para pensarmos enquanto sujeitos sobre o nosso país, nossa sociedade e principalmente sobre nossa comunidade. 

Se pesquisarem no Google, vão encontrar ótimos filmes para ver e outros tantos para levar para nossas escolas e abrir grupos de discussões, inclusive algumas animações para nossos alunos.  Podemos começar a montar nossa cinemateca!

3 comentários:

  1. Comentando com uma colega da escola que é de história a respeito dos filmes a que já assisti em função da interdisciplina "Escola, Cultura e Sociedade" ela disse que está trabalhando o filme "Quanto vale ou é por quilo?" com os seus alunos. É muito rico usar essas obras cinematográficas para lermos o nosso meio.

    ResponderExcluir
  2. Comentando com uma colega da escola que é de história a respeito dos filmes a que já assisti em função da interdisciplina "Escola, Cultura e Sociedade" ela disse que está trabalhando o filme "Quanto vale ou é por quilo?" com os seus alunos. É muito rico usar essas obras cinematográficas para lermos o nosso meio.

    ResponderExcluir
  3. Oi Melissa!
    Possibilitar aos nossos alunos novos olhares com recursos diferentes aos que comumente utilizamos é excelente. Permite oportunizar outros pensamentos e questionamentos, pois afinal, cada um de nós é protagonista na história do país.
    Grande abraço;)

    ResponderExcluir