domingo, 24 de maio de 2015

Reflexões!

Depois de ler o texto do Zabala, comecei a pensar não só em métodos globalizados, mas em currículo educacional, pois currículo não é somente conteúdos a serem seguidos, mas um processo democrático, de cuja construção todas as pessoas afetadas deveriam participar. E para que isso seja positivo, precisamos trabalhar coletivamente e interdisciplinarmente e quanto isso ocorre, o processo educativo acaba fazendo uso dos métodos globalizados.  E visa o desenvolvimento de todas as capacidades do aluno, para que ele possa não só dar respostas certas, mas que ele possa dar respostas para a vida em sociedade, é o que nos coloca lindamente Zabala, ou seja, os conteúdos devem proporcionar ao aluno uma melhor compreensão da sua realidade, para poder intervir e/ou transformá-la da maneira mais adequada. Como já dizia Paulo Freire: devemos primeiro ensinar as pessoas a aprender a ler o mundo em que eles vivem.
É prioridade que o que se estuda nas escola, parta da realidade do aluno inicialmente e do seu interesse e não conteúdos fechados que só servem para alienar o pensamento critico do aluno e domestica-los  sem a capacidade de analisar, questionar e muito menos transformar a sua realidade.
Penso que a função principal da educação é fazer com que nossos alunos leiam o mundo e tentem de alguma forma transformar esse mundo em que vivem. 
Queremos alunos críticos e transformadores, para atuar e mudar o mundo, ou pelo menos a comunidade em que vivem.




2 comentários:

  1. OI Melissa!
    Tudo bem? Fizeste uma ótima reflexão.
    Este normalmente é um tema pouco debatido nas escolas. Nas minhas experiências, enquanto professora, recebia uma listagem de conteúdos e não havia discussão sobre o assunto. Muitas vezes é até bem difícil ter acesso ao PPP. E pensando na tua escola, como pensam o currículo? No teu grupo de trabalho, discutem sobre o currículo?
    Grande abraço,
    Vanessa

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    1. Olha Vanessa, na minha escola discutimos muito essa questão do currículo, mas com muitas limitações, apesar de termos muita liberdade em sala de aula, ainda vem uma listagem que as vezes não tem nada haver com a aluno para ser seguida. Eu sigo, mas sempre deixo em aberto para trabalhar algo de interesse dos alunos. O ppp é está bem desatualizado. Mas, tenho tentado trazer essa necessidade de reformular esse currículo. A mudança é necessária pra já.

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