Na última aula iniciamos um
conteúdo novo, sobre projeto de aprendizagem.
Não tão novo para mim, pois utilizo
muito esse tipo de projeto na minha sala de aula. Projeto este que contempla
uma proposta de intervenção pedagógica que dá ao processo de aprender um novo
sentido, pois faz com que o aluno busque e construa seu conhecimento e as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações
problemas. Um exemplo disso, é meu
projeto “PERGUNTAS QUE NÃO SÃO RESPONDIDAS”, onde meus alunos trazem para aula
curiosidades deles que nunca foram devidamente solucionadas e dentro disso,
buscamos juntos as respostas.
Um projeto gera situações de
aprendizagem, reais e diversificadas, possibilitando que os alunos se tornem
não só aprendizes, mas também solucionadores das suas situações. Parte do interesse
do aluno, onde eles decidem o que querem aprender, opinam, exploram o assunto,
trazem referência da sua bagagem cultural e social, tornando-se sujeitos de construção
do seu aprendizado. Fazendo com que o professor e a escola se aproxime cada vez
mais da realidade dos seus alunos.
Ou seja!
"Um projeto para aprender vai ser gerado
pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que
constituem o conhecimento particular do aprendiz". (Léa Fagundes,
Aprendizes do Futuro).
Nos projetos de aprendizagem
as dúvidas e interesses do aluno irão gerar o próprio projeto, pois haverá por
parte dele interesse em resolver as suas dúvidas.
Definido por Hernández (1998)
como "Projetos de Trabalho”, os projetos de aprendizagem oportunizam uma
maior interação entre professor e aluno, visto que constrói um universo de
ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do
trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Nesse
sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais...” (ViaWikipedia).
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