terça-feira, 24 de maio de 2016

Projeto de aprendizagem!


Na última aula iniciamos um conteúdo novo, sobre projeto de aprendizagem. 

Não tão novo para mim, pois utilizo muito esse tipo de projeto na minha sala de aula. Projeto este que contempla uma proposta de intervenção pedagógica que dá ao processo de aprender um novo sentido, pois faz com que o aluno busque e construa seu conhecimento e as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemas. Um exemplo disso, é meu projeto “PERGUNTAS QUE NÃO SÃO RESPONDIDAS”, onde meus alunos trazem para aula curiosidades deles que nunca foram devidamente solucionadas e dentro disso, buscamos juntos as respostas.

Um projeto gera situações de aprendizagem, reais e diversificadas, possibilitando que os alunos se tornem não só aprendizes, mas também solucionadores das suas situações. Parte do interesse do aluno, onde eles decidem o que querem aprender, opinam, exploram o assunto, trazem referência da sua bagagem cultural e social, tornando-se sujeitos de construção do seu aprendizado. Fazendo com que o professor e a escola se aproxime cada vez mais da realidade dos seus alunos.

Ou seja!

"Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz". (Léa Fagundes, Aprendizes do Futuro). 
Nos projetos de aprendizagem as dúvidas e interesses do aluno irão gerar o próprio projeto, pois haverá por parte dele interesse em resolver as suas dúvidas.

Definido por Hernández (1998) como "Projetos de Trabalho”, os projetos de aprendizagem oportunizam uma maior interação entre professor e aluno, visto que constrói um universo de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Nesse sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais...” (ViaWikipedia).

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