segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Espaço e Forma!


Profe Mel planificando uma maquete para os alunos

A geometria está no cotidiano dos alunos e desde a educação infantil deveria ser mais explorada, através de jogos e brincadeiras que envolvam o conceito, fazer o aluno perceber o que é o espaço, o que é a forma e como ele ocupa esse espaço.Podemos brincar com o conteúdo e fazer o aluno identificar na sua realidade o espaço e a forma e fazer ele compreender a noção de espaço que desde o seu nascimento já é algo que ele tem contato. É necessário tornar esse espaço representativo e por isso é tão importante planejar atividades que envolvam essas representações.

A escola deve oportunizar as crianças esse tipo de contato e representações, para que eles possam a assimilar de uma maneira ampla esses conteúdo. É necessário procuramos maneiras de trazer isso aos nossos alunos, pois é um conteúdo rico e que faz parte da vida do aluno desde sempre e sempre partindo do “Eu” do aluno, como nos traz o texto, onde Piaget afirma que o corpo da criança é um modo dessa representatividade. 

Livro para trabalhar ludicamente espaço e forma: 3 partes. Baixa aí e monta um ótimo plano de aula, unindo literatura e matemática. 

Um comentário:

  1. Oi Melissa. Gostei que pontuas aqui que é possível e necessário que as colegas professoras pensem em trabalhar os conceitos que envolvem os conhecimento de espaço, forma, geometria , dentre outros, desde a educação infantil. Também marco que trabalhar unindo matemática e literatura é bem desejável. Os assuntos ficam contextualizados, de forma significativa. Segue escrevendo que eu estou te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir