A
geometria está no cotidiano dos alunos e desde a educação infantil deveria ser
mais explorada, através de jogos e brincadeiras que envolvam o conceito, fazer
o aluno perceber o que é o espaço, o que é a forma e como ele ocupa esse
espaço.Podemos brincar com o conteúdo e fazer o aluno identificar na sua realidade o espaço e a forma e fazer
ele compreender a noção de espaço que desde o seu nascimento já é algo que ele
tem contato. É necessário tornar esse espaço representativo e por isso é tão
importante planejar atividades que envolvam essas representações.
A
escola deve oportunizar as crianças esse tipo de contato e representações, para
que eles possam a assimilar de uma maneira ampla esses conteúdo. É necessário
procuramos maneiras de trazer isso aos nossos alunos, pois é um conteúdo rico e
que faz parte da vida do aluno desde sempre e sempre partindo do “Eu” do aluno,
como nos traz o texto, onde Piaget afirma que o corpo da criança é um modo
dessa representatividade.
Livro para trabalhar ludicamente espaço e forma: 3 partes. Baixa aí e monta um ótimo plano de aula, unindo literatura e matemática.
Livro para trabalhar ludicamente espaço e forma: 3 partes. Baixa aí e monta um ótimo plano de aula, unindo literatura e matemática.
Oi Melissa. Gostei que pontuas aqui que é possível e necessário que as colegas professoras pensem em trabalhar os conceitos que envolvem os conhecimento de espaço, forma, geometria , dentre outros, desde a educação infantil. Também marco que trabalhar unindo matemática e literatura é bem desejável. Os assuntos ficam contextualizados, de forma significativa. Segue escrevendo que eu estou te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluir