Pensar
em tempo e espaço na educação nos leva inicialmente a pensar o que é tempo. O
que é tempo? Tenho refletido muito sobre isso, tanto como professora como aluna
e ao pensar nesse tempo, penso em história, na nossa história de mundo, na nossa
cultura, na história do nosso corpo, no nosso desenvolvimento tanto físico
quanto intelectual, o tempo está nisso tudo e principalmente no tempo que
passa, no tempo de relógio, no tempo cronológico e pensar nesse tempo também é
também pensar no futuro, no que estamos fazendo para melhorar esse futuro. E aí
logo que penso nesse tempo, penso nas fissuras que estou formando nesta
educação cheia de mazelas é justamente tentar fazer com que algumas dessas
mazelas sejam menores ou talvez inexistente e o tempo que esse sujeito passe em
sala de aula se torne um tempo proveitoso, onde esse sujeito possa criar e experimentar
na sua vida o que está sendo ensinado em sala de aula. Esse tempo na escola é
fundamental para o futuro da nossa sociedade. Seremos melhores? Seremos iguais?
Devemos como educadores problematizar esse tempo e suas implicações na vida de
nossos alunos, principalmente diante dos discursos hegemônicos presentes na
escola e de que forma esse espaço está sendo aproveitado e quais são as
fissuras que estamos fazendo. O que é tempo para vocês? Qual a fissura que
estão fazendo? São questionamentos que devemos ter todos os dias.
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo, ... Melissa realmente o tempo está aí, organizando nossas vidas. E como a gente andou estudando, o tempo dos adultos é diferente do tempo das crianças. Mais importante que lembrar que o nosso tempo é diferente é estar predisposta a oferecer um tempo de qualidade na escola. Durante a escolarização, colegas professoras tem que reconhecer que é realmente preciso proporcionar atividades que levem os alunos a experimentar, comparar, relacionar, pensar, refletir. Estaremos qualificando a aprendizagem fazendo o que o aluno não pode fazer fora da sala de aula. Continua escrevendo que eu continuo te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluir