terça-feira, 2 de maio de 2017

Professor Reflexivo!


Após a leitura do texto “Ser professor reflexivo”, da Isabel Alarcão, comecei a pensar sobre como seria esse professor e obviamente comecei a refletir minha prática. Penso que ser um professor reflexivo, é ser um professor que se permite pensar a respeito do seu trabalho, usando a criticidade como ferramenta norteadora para deste modo ressignificar sua prática, ou não. E deste modo, ressignificar o jeito que seus alunos aprendem, pois mudando o jeito que os alunos aprendem, pode-se mudar o espaço escolar.
Segundo Alarcão, o professor reflexivo tem um papel ativo na educação e não somente um papel de transmissor ou como ela mesmo diz, técnico.O professor reflexivo é o que professor que promove a ação, a pesquisa, a construção e a própria reflexão do seu conhecimento e do conhecimento do seu aluno.

Estamos sendo esse tipo de professor?
Estamos sendo dialógicos com nossos alunos?
Estamos abrindo mão do nosso “poder” de professor que “tudo sabe”?

“Ser professor implica saber quem sou, as razões pelas quais faço o que faço e conciencializar-me do lugar que ocupo na sociedade. Numa perspectiva de promoção do estatuto da profissão docente, os professores têm de ser agentes activos do seu próprio desenvolvimento e do funcionamento das escolas como organização ao serviço do grande projecto social que é a forma- ção dos educandos.”





Referência: 

ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto Portugal: Porto Editora LDA, 1996. ______. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

Um comentário:

  1. Melissa, parabéns pelas reflexões! Que esse semestre seja rico em transformações positivas! Vamos refletir muito sobre os questionamentos que tu apresentou...

    Forte abraço!
    Tutora Renata B.
    Seminário Integrador V

    ResponderExcluir