Após a leitura do texto “Ser
professor reflexivo”, da Isabel Alarcão, comecei a pensar sobre como seria
esse professor e obviamente comecei a refletir minha prática. Penso que ser um
professor reflexivo, é ser um professor que se permite pensar a respeito do seu
trabalho, usando a criticidade como ferramenta norteadora para deste modo
ressignificar sua prática, ou não. E deste modo, ressignificar o jeito que seus
alunos aprendem, pois mudando o jeito que os alunos aprendem, pode-se mudar o
espaço escolar.
Segundo Alarcão, o professor
reflexivo tem um papel ativo na educação e não somente um papel de transmissor
ou como ela mesmo diz, técnico.O professor reflexivo é o que professor que
promove a ação, a pesquisa, a construção e a própria reflexão do seu
conhecimento e do conhecimento do seu aluno.
Estamos sendo esse tipo de
professor?
Estamos sendo dialógicos com
nossos alunos?
Estamos abrindo mão do nosso
“poder” de professor que “tudo sabe”?
“Ser professor implica saber quem sou, as razões pelas quais faço o que
faço e conciencializar-me do lugar que ocupo na sociedade. Numa perspectiva de
promoção do estatuto da profissão docente, os professores têm de ser agentes
activos do seu próprio desenvolvimento e do funcionamento das escolas como
organização ao serviço do grande projecto social que é a forma- ção dos
educandos.”
Referência:
ALARCÃO, Isabel (org.).
Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto Portugal:
Porto Editora LDA, 1996. ______. Professores reflexivos em uma escola
reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
Melissa, parabéns pelas reflexões! Que esse semestre seja rico em transformações positivas! Vamos refletir muito sobre os questionamentos que tu apresentou...
ResponderExcluirForte abraço!
Tutora Renata B.
Seminário Integrador V