O método
clínico piagetiano, se questiona além de catalogar respostas, tenta-se
descobrir o processo que levou a criança a chegar naquela resposta, o método é
quase uma investigação do pensamento da criança, as perguntas básicas do método
são propostas de exploração, proposta de justificação e proposta de controle. A
aplicação do método aliado ao planejamento em sala de aula possibilita uma
interação entre professor e aluno, faz também com que o professor fique atento
para não perder o foco investigativo. O
método clínico constitui uma técnica bem complexa, com uma base teórica bem
aprofundada.
Os
erros das crianças ao são somente vistos como erros, pois tentando acertar, se
erra e a criança acaba fazendo suas correções em função desse erro e com isso
acaba buscando novos conhecimentos e construindo novas certezas, por isso o
erro é visto como construtivo.
E ao
professor, como nos aponta COLLARES, cabe “colocar problemas, levantar hipóteses,
acolhendo as reações provocadas por suas propostas, o que exigirá dele o máximo
de flexibilidade e de rigor, dirigindo e deixando dirigir-se pelos
acontecimentos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário