domingo, 19 de novembro de 2017

Método Clínico Piagetiano



O método clínico piagetiano, se questiona além de catalogar respostas, tenta-se descobrir o processo que levou a criança a chegar naquela resposta, o método é quase uma investigação do pensamento da criança, as perguntas básicas do método são propostas de exploração, proposta de justificação e proposta de controle. A aplicação do método aliado ao planejamento em sala de aula possibilita uma interação entre professor e aluno, faz também com que o professor fique atento para não perder o foco investigativo.  O método clínico constitui uma técnica bem complexa, com uma base teórica bem aprofundada.

Os erros das crianças ao são somente vistos como erros, pois tentando acertar, se erra e a criança acaba fazendo suas correções em função desse erro e com isso acaba buscando novos conhecimentos e construindo novas certezas, por isso o erro é visto como construtivo.  

E ao professor, como nos aponta COLLARES, cabe “colocar problemas, levantar hipóteses, acolhendo as reações provocadas por suas propostas, o que exigirá dele o máximo de flexibilidade e de rigor, dirigindo e deixando dirigir-se pelos acontecimentos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário