Ao falar sobre inclusão e
pensar no aluno X, percebo o quanto meu papel como professora é fundamental
nesse processo, tendo em vista que nem a família do aluno contribui no seu
processo de desenvolvimento e não é por não aceitação do que o aluno apresenta
e sim por descaso. Por isso meu papel em sala de aula é importante para essa
construção do aluno. Tanto para que haja socialização do aluno com a turma e da
turma com o aluno, para que além de ter conteúdo, o aluno possa se ver
pertencente aquele espaço, sem placas e rótulos, que disso a sociedade se
encarrega de colocar. Dentro desse espaço chamado sala de aula o aluno precisa
se sentir livre para ser quem é e que diante disso possa ser oportunizado
situações que favoreçam o desenvolvimento do mesmo, pois inclusão não é só
saber respeitar o diferente. Por isso é importante o professor contar com uma
rede de apoio dentro do espaço escolar, tanto da equipe pedagógica quanto do
professor da sala de recurso e criar parcerias, para atingir o objetivo maior.
Meus objetivos para o “aluno
X” é:
- Planejar ações para atender às necessidades do aluno, oportunizando o estabelecimento de relações com os seus pares.
- Oportunizar atividades para despertar o interesse e a participação efetiva nas atividades escolares, a fim de que o “aluno X” tenha acesso aos saberes e alcance pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
- Fazer observações diárias do aluno em sala de aula, para criação de estratégias para a socialização do mesmo.
- Propor atividades lúdicas e do interesse do aluno, para despertar o foco do aluno na realização das atividades e para que o aluno X queira ficar em sala de aula.
- Montar um ambiente alfabetizador, que facilite a interação do “aluno X” com a Leitura.
Para que eu consiga atingir
todos os objetivos para que o aluno tenha sucesso na sua aprendizagem, preciso
contar com esse apoio. Lembrando que a participação da família é fundamental,
porém nesse caso a família do aluno está sendo negligente. Infelizmente esse processo
ainda é longo, mas como acreditamos no potencial da educação, teremos sucesso.
E assim se espera que todos os alunos de inclusão tenham e principalmente, que
tenham professores interessados e motivados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário