terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Inclusão!


Ao falar sobre inclusão e pensar no aluno X, percebo o quanto meu papel como professora é fundamental nesse processo, tendo em vista que nem a família do aluno contribui no seu processo de desenvolvimento e não é por não aceitação do que o aluno apresenta e sim por descaso. Por isso meu papel em sala de aula é importante para essa construção do aluno. Tanto para que haja socialização do aluno com a turma e da turma com o aluno, para que além de ter conteúdo, o aluno possa se ver pertencente aquele espaço, sem placas e rótulos, que disso a sociedade se encarrega de colocar. Dentro desse espaço chamado sala de aula o aluno precisa se sentir livre para ser quem é e que diante disso possa ser oportunizado situações que favoreçam o desenvolvimento do mesmo, pois inclusão não é só saber respeitar o diferente. Por isso é importante o professor contar com uma rede de apoio dentro do espaço escolar, tanto da equipe pedagógica quanto do professor da sala de recurso e criar parcerias, para atingir o objetivo maior.

Meus objetivos para o “aluno X” é:
  • Planejar ações para atender às necessidades do aluno, oportunizando o estabelecimento de relações com os seus pares.

  • Oportunizar atividades para despertar o interesse e a participação efetiva nas atividades escolares, a fim de que o “aluno X” tenha acesso aos saberes e alcance pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

  • Fazer observações diárias do aluno em sala de aula, para criação de estratégias para a socialização do mesmo.

  • Propor atividades lúdicas e do interesse do aluno, para despertar o foco do aluno na realização das atividades e para que o aluno X queira ficar em sala de aula.

  • Montar um ambiente alfabetizador, que facilite a interação do “aluno X” com a Leitura.


Para que eu consiga atingir todos os objetivos para que o aluno tenha sucesso na sua aprendizagem, preciso contar com esse apoio. Lembrando que a participação da família é fundamental, porém nesse caso a família do aluno está sendo negligente. Infelizmente esse processo ainda é longo, mas como acreditamos no potencial da educação, teremos sucesso. E assim se espera que todos os alunos de inclusão tenham e principalmente, que tenham professores interessados e motivados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário