Cordéis dos alunos e alunas |
No
3º semestre do curso, tivemos um momento da interdisciplina Literatura Infanto
Juvenil e Aprendizagem, um estudo sobre poesia infantil. Nesse
3º semestre elaborei alguns planos para fazer esse trabalho em sala de aula. Mas
efetivamente comecei a entender a poesia, quando passei a ler poesia todos os
dias para meus alunos e alunas.
Ler
poesia todos os dias, torna a leitura da poesia uma leitura deleite e faz com
que os alunos e alunas comecem a ficar familiarizados com as rimas e versos.
Trabalhar
poesia com alunos em fase de alfabetização, também é bem mais importante do que
dar qualquer texto sem significado. A poesia pode aproximar o sujeito do mundo
letrado, ainda mais se forem sobre algo familiar a eles.
Nessa
prática de estágio, trabalhei com poesia de cordel, sobre diversidade. Além de
lermos poesia, produzimos poesia em grupo e montamos em livrinhos de cordel,
onde cada aluno fez o seu e depois fizemos um sarau de poesia na sala de aula.
E essa aprendizagem foi bastante significativa.
Segundo
o escritor Ferreira Gulla:
É
preciso oferecer poesia desde a infância, além de outros livros, que tornem a
leitura mais agradável e a transforme num hábito.
Por
isso é fundamental o trabalho com poesia na sala de aula, pois além de tornar o
ensino significativo, forma sujeitos leitores e até produtores de escrita.
Melissa,
ResponderExcluirMuito interessante a reflexão que traz sobre a importãncia da Poesia na infância e como você mesma expõe, apresentar poesia às crianças e ainda, através desta, proporcionar sobre algo familiar a elas, certamente terá muito mais significado e as levará ao mundo letrado.
Sigamos refletindo...
Abraço!