domingo, 25 de outubro de 2015

Escrita Cooperativa

Com o trabalho da interdisciplinar de seminário integrador, de escrita cooperativa, percebi que tive muita resistência e já fazendo uma comparação com meus alunos, comecei a entende-los melhor nesse processo de construir um texto coletivo.
Apresentei resistência, pois eu introduzi a história e já tinha toda ela elaborada na minha cabeça, mas as colegas de grupo foram dando outra direção, que nem sempre me satisfez, mas tendo em vista que é um trabalho em grupo, precisamos trabalhar juntas, o que não foi muito bem o caso, já que cada uma deu continuidade a escrita da outra sem questionarmos o que a outra queria dizer.  Percebo que com meus alunos acontecem o mesmo, eles querem deter a escrita dos seus textos, muitas vezes largando de mão quando não evolui da forma que querem, o mesmo está acontecendo comigo, não estou vendo prazer em elaborar esse texto.

Como podemos melhorar isso em sala de aula e como posso melhorar isso como aluna?

Esse trabalho de produção coletiva, deve vir desde a educação infantil, moldando o aluno para a coletividade, nunca fiz até este momento trabalho de produção coletiva. Olha a minha resistência ao novo, a abrir mão de deter o saber do texto para trabalhar com minhas visões, já que que a escrita sempre traz a bagagem de quem escreve.
Com os alunos para a realização desta atividade é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler; de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora. Inovar a aula, para fazer com que esse aluno seja instigado a escrever coletivamente um texto.Já eu como aluna, devo analisar a produção coletiva do meu grupo e ler, verificando se precisa de ajustes. Siga as dicas: Releia a história várias vezes; Veja se é preciso acrescentar mais informações; observe se tem o título; Pesquisar a escrita de palavras que despertarem dúvidas; Verifique se a história pode ser compreendida pelo leitor. E principalmente, trabalhar coletivamente.



Um comentário:

  1. Olá Melissa!
    Tudo bem?
    Tens razão!Temos grande dificuldade em trabalhar cooperativamente!
    Existe uma diferença entre colaborar e cooperar.
    Precisamos propor aos nossos alunos situações em que vivenciem mais a cooperação.
    E começar vivenciando esta situação, como educadoras, é essencial.
    Abraços,
    Vanessa
    Tutora SI

    ResponderExcluir