Com
o trabalho da interdisciplinar de seminário integrador, de escrita cooperativa,
percebi que tive muita resistência e já fazendo uma comparação com meus alunos,
comecei a entende-los melhor nesse processo de construir um texto coletivo.
Apresentei
resistência, pois eu introduzi a história e já tinha toda ela elaborada na
minha cabeça, mas as colegas de grupo foram dando outra direção, que nem sempre
me satisfez, mas tendo em vista que é um trabalho em grupo, precisamos trabalhar
juntas, o que não foi muito bem o caso, já que cada uma deu continuidade a
escrita da outra sem questionarmos o que a outra queria dizer. Percebo
que com meus alunos acontecem o mesmo, eles querem deter a escrita dos seus textos,
muitas vezes largando de mão quando não evolui da forma que querem, o mesmo
está acontecendo comigo, não estou vendo prazer em elaborar esse texto.
Como podemos melhorar isso em
sala de aula e como posso melhorar isso como aluna?
Esse
trabalho de produção coletiva, deve vir desde a educação infantil, moldando o
aluno para a coletividade, nunca fiz até este momento trabalho de produção
coletiva. Olha a minha resistência ao novo, a abrir mão de deter o saber do
texto para trabalhar com minhas visões, já que que a escrita sempre traz a
bagagem de quem escreve.
Com
os alunos para a realização desta atividade é necessário que já tenha sido
trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes
estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler; de interpretar: ilustrações,
pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como:
tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora. Inovar a aula, para fazer com
que esse aluno seja instigado a escrever coletivamente um texto.Já
eu como aluna, devo analisar a produção coletiva do meu grupo e ler,
verificando se precisa de ajustes. Siga as dicas: Releia a história várias
vezes; Veja se é preciso acrescentar mais informações; observe se tem o título;
Pesquisar a escrita de palavras que despertarem dúvidas; Verifique se a
história pode ser compreendida pelo leitor. E principalmente, trabalhar
coletivamente.
Olá Melissa!
ResponderExcluirTudo bem?
Tens razão!Temos grande dificuldade em trabalhar cooperativamente!
Existe uma diferença entre colaborar e cooperar.
Precisamos propor aos nossos alunos situações em que vivenciem mais a cooperação.
E começar vivenciando esta situação, como educadoras, é essencial.
Abraços,
Vanessa
Tutora SI