terça-feira, 5 de abril de 2016

Argumentar escrevendo é preciso!



Argumentar
verbo
1.    1.
intransitivo
apresentar fatos, ideias, razões lógicas, provas etc. que comprovem uma afirmação, uma tese.
"o advogado argumentou com clareza"
2.    2.
transitivo indireto e intransitivo
apresentar ideias em objeção a outras ideias; entrar em controvérsia; discutir, disputar.
"argumentou corajosamente contra o professor"


Um texto argumentativo é uma expressão do conhecimento adquirido e um bom texto, penso eu, deve ser argumentativo com base nos conteúdos estudados, teorias lidas e enriquecido com a nossas experiências em sala de aula, fazendo uma ligação com os nossos estudos.
Argumentos também são uma espécie de investigação cotidiana, para argumentar preciso me informar e adquirir conhecimento do que quero escrever, logo a leitura é fundamental para que se escreva um bom texto, ainda mais um bom texto “acadêmico”.
Esses nossos textos, escritos no portfólio, servem para alguém ler. E devemos ter isso em mente ao escrever, pois nossos leitores precisam refletir e entender o que escrevemos. No curso GoWriters, a professora nos disse que sempre devemos dar nossos textos para alguém ler, se a pessoa não entendeu, devemos reescrever. Ou podemos usar aquela técnica aprendida nas aulas de redação, precisamos deixar o texto descansar, pois depois que o pegamos, vamos enriquecer o que ainda está faltando.
Podemos defender nossos pontos, podemos ser críticos, ser argumentativos, ser analítico-reflexivos ou podemos só sermos reprodutores. O que queremos com os nossos textos? O que queremos escrever neste portfólio? O que queremos que o nosso leitor entenda?
Segundo Aristóteles, um discurso pressupõe a existência de três elementos fundamentais: a pessoa que fala (orador) o assunto de que se fala e as pessoas para quem se fala (público). Logo, transformando isso para a escrita, para provocarmos nosso leitor e leva-lo a reflexão, precisamos ter conhecimento, pois a partir daí que será o ponto de partida do que vamos escrever.
E como queremos melhorar nossos textos e nossos argumentos, podemos usar esse mecanismo maravilhoso de pesquisa chamado GOOGLE e pesquisar sobre escrita, sobre ortografia, dicas de português e também sobre nossos teóricos da educação.
Podemos aplicar em sala de aula, com nossos alunos, esses novos conhecimentos sobre escrita, tornando assim a aula rica.


Dica de livros:


Escrita Criativa: O Prazer da Linguagem, da Renata Di Nizo, que oferece numerosas técnicas de criatividade que possibilitam a descoberta do potencial criativo para a escrita.



   
   

A arte de escrever bem, da Clair Alvez, que é um livro que apresenta as principais dificuldades de redação e esclarece dúvidas de gramática, além de orientar a escrita de textos.






4 comentários:

  1. Um dia eu chego nesta tua organização textual massa. Sempre tu introduz conceitos pesquisados, explora estudos do curso ou não, relata sugestoes e sugere idéias. 10 Mel...

    ResponderExcluir
  2. Um dia eu chego nesta tua organização textual massa. Sempre tu introduz conceitos pesquisados, explora estudos do curso ou não, relata sugestoes e sugere idéias. 10 Mel...

    ResponderExcluir
  3. O que escrever de quem dominou e transcreveu tudo de forma coerente. Mas,ao mesmo tempo senti falta da lingusgem menos formal e mais coloquial mais usual e como faz essas ações em conjunto com as suas práticas diárias.
    E bem importante ter esse contato mais comum,acho que aproximaria mais o texto do leitor do que quer transmitir e não possui tanto conhecimento e aponderamento nas linguagens técnicas. Mas,acredito que esse crescimento vai acontecendo ao longo do processo.Parabéns pela postagens.

    ResponderExcluir
  4. Ao ler a teu postagem podemos perceber o quando está pensando e refletindo sobre a qualificação do teu blog. Conseguiu elaborar um texto que aborda conceitos, fez pesquisa, abordou a tua opinião e conexão com o estudo e prática profissional. As dicas de livros e reportar a situações vivências em curso e formação ampliou a postagem. Os links nos conectaram a novos lugares e nos indicaram caminhos a seguir. Parabéns!

    ResponderExcluir