Com todo esse contesto político
que estamos vivendo e com os questionamentos dos alunos a esse respeito, decidi
unir a alfabetização num projeto sobre democracia e palavras que estão sendo
repetidas diariamente nas mídias.
Primeiro usei o recurso da
pesquisa e solicitei que os alunos trouxessem jornais e que pesquisassem as
palavras que estavam em destaque: democracia, ditadura, impeachment, golpe,
presidenta, partido político. Após essas
pesquisas, eles tiveram que construir cada uma dessas palavras buscando as
letras separadamente em jornais.
No segundo momento, utilizei a
literatura como chave da aula, fiz a leitura do livro: “ A democracia pode ser
assim” da coleção Boitatá. E fizemos uma
grande mesa redonda para debatermos sobre a democracia e após esse debate
utilizei o recurso da escrita, cada aluno escreveu um parágrafo sobre o que é
democracia.
No final da aula, foi feito um
cartaz com todos os textos e desenhos. Os pais dos alunos também participaram inicialmente do projeto, pois foi mandado para casa um tema onde eles tinham que pesquisar com os filhos o que significava cada uma das palavras pesquisadas por seu filho. Quase todos os pais participaram. Foi ótimo ver essa integração família e escola.
Semana que vem, vamos
trabalhar a Constituição Brasileira e o que significa votar.
Os nossos alunos, são os
futuros votantes da nossa sociedade, temos responsabilidade como professores,
trabalhar esses assuntos. Fazer com que nossos alunos leiam o mundo e sair da
mesmice de ler só para o professor.
Para quem quiser fazer um projeto parecido ou tem dúvida como conversar com os alunos sobre esses assuntos, sugiro que procure ajuda aqui.
Olá! Ótima proposta de atividade a ser desenvolvida em sala de aula com nossos alunos. O interessante e a relação entre conteúdos e propostas de alfabetização e letramento. Trabalhar temáticas contemporâneas e realizar links com a leitura é um ótimo exercício. Ao realizar uma atividade como essa o resultado em relação a leitura e escrita do aluno demonstra significado? Como você avalia essa integração de assuntos cotidianos com a proposta da alfabetização? As crianças realizaram momentos de oralidade?
ResponderExcluir