segunda-feira, 18 de abril de 2016

Criança entende? SIMMM!

Com todo esse contesto político que estamos vivendo e com os questionamentos dos alunos a esse respeito, decidi unir a alfabetização num projeto sobre democracia e palavras que estão sendo repetidas diariamente nas mídias.

Primeiro usei o recurso da pesquisa e solicitei que os alunos trouxessem jornais e que pesquisassem as palavras que estavam em destaque: democracia, ditadura, impeachment, golpe, presidenta, partido político.  Após essas pesquisas, eles tiveram que construir cada uma dessas palavras buscando as letras separadamente em jornais.

No segundo momento, utilizei a literatura como chave da aula, fiz a leitura do livro: “ A democracia pode ser assim” da coleção Boitatá.  E fizemos uma grande mesa redonda para debatermos sobre a democracia e após esse debate utilizei o recurso da escrita, cada aluno escreveu um parágrafo sobre o que é democracia.





No final da aula, foi feito um cartaz com todos os textos e desenhos. Os pais dos alunos também participaram inicialmente do projeto, pois foi mandado para casa um tema onde eles tinham que pesquisar com os filhos o que significava cada uma das palavras pesquisadas por seu filho. Quase todos os pais participaram. Foi ótimo ver essa integração família e escola. 




Semana que vem, vamos trabalhar a Constituição Brasileira e o que significa votar.

Os nossos alunos, são os futuros votantes da nossa sociedade, temos responsabilidade como professores, trabalhar esses assuntos. Fazer com que nossos alunos leiam o mundo e sair da mesmice de ler só para o professor. 

Para quem quiser fazer um projeto parecido ou tem dúvida como conversar com os alunos sobre esses assuntos, sugiro que procure ajuda aqui

Um comentário:

  1. Olá! Ótima proposta de atividade a ser desenvolvida em sala de aula com nossos alunos. O interessante e a relação entre conteúdos e propostas de alfabetização e letramento. Trabalhar temáticas contemporâneas e realizar links com a leitura é um ótimo exercício. Ao realizar uma atividade como essa o resultado em relação a leitura e escrita do aluno demonstra significado? Como você avalia essa integração de assuntos cotidianos com a proposta da alfabetização? As crianças realizaram momentos de oralidade?

    ResponderExcluir