terça-feira, 26 de abril de 2016

Ludicidade e o brincar...

Qual a importância do lúdico na educação? Nas nossas salas de aula? Na vida dos nossos alunos? São perguntas que nos remete a uma reflexão sobre os moldes do ensino atual. Onde a brincadeira entra na sala de aula e como é feita essa brincadeira, mais questionamentos.

O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório.
Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.
O que acontece na maioria das salas de aulas é que acaba não tendo essas atividades ou se tem são colocadas na rotina de forma tradicional, sendo ação obrigatória para o aluno ser avaliado e não como uma forma de expressão.
Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula é muito mais uma “atitude” lúdica do educador e dos educandos. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva. 

Mas o brincar também deve ter espaço na sala de aula e não só como atividade rotineira, mas o brincar que leva a criança a ser quem ela quiser ser nesse momento brincante. Através do brincar na sala de aula, podemos transformar muitas coisas, principalmente no comportamento das crianças e principalmente trabalhando o afeto. 

Dicas: 

1) Artigo de revista bem interessante sobre o tema aqui


2) Vídeo com a professora Tisuko Morshida Kishimoto, da USP/SP


Um comentário:

  1. A postagem está bem fundamentada dialogando com autores e propostas de trabalho. Faz questionamentos e desenvolve o conceito de ludicidade. Apresenta um posicionamento em questão do espaços lúdico na rotina escolar e defender o seu posicionamento estabelecendo dialogo com a teoria e a práxis pedagógica.

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