domingo, 17 de julho de 2016

Formação de Leitores! #15

Durante o decorrer do semestre, com as aulas e os estudos de textos da interdisciplina Literatura e Aprendizagem, apresentei um planejamento para formação de leitores dentro da minha escola. Justamente, por sabermos o quanto é importante o trabalho com a leitura com base na literatura em sala de aula e para o desenvolvimento do aluno. E essa proposta de formação de leitores tem por objetivos: Resgatar as práticas de leitura na escola; Incentivar através da prática da leitura o desejo e o prazer; Possibilitar o contato dos alunos com textos reais e significativos; Sensibilizar e integrar a comunidade escolar nas práticas de leitura.

Estratégias de formação de leitores

·       Hora da leitura – propiciar um momento no qual toda a escola para as suas atividades para ler. Inicialmente ocorrerá quinzenalmente (considerando a realidade da escola onde trabalho), com duração de dez minutos. O objetivo é fazer todas as semanas, aumentando o tempo de leitura aos poucos.
·     
      Sacola literária – cada aluno, um por vez, levará a sacola para casa. Cada sacola deverá conter pelo menos um livro de literatura infantil, um livro de literatura para adultos, uma revista atualizada, e um caderno para registros. O professor deverá organizar sua sacola considerando o que é trabalhado em sala de aula e interesse dos alunos. Deverá também definir quanto tempo cada aluno fica com a sacola. 
Sacola Literária da turma 3º ano B 
·      Feira literária – espaço onde os alunos possam levar seus livros para trocar com os colegas. Será organizada por turmas, num primeiro momento, para que os alunos se familiarizem com a proposta. Depois será organizada uma grande feira na escola, envolvendo todos os anos do Ensino Fundamental. A feira será proposta uma vez a cada duas semanas, mas poderá ser alterada de acordo com o andamento da proposta.

·         Projetos literários – divulgar e motivar os professores a participarem de formações, projetos e passeios que envolvam a leitura de alguma forma, propiciando espaço para exposições, divulgação do trabalho dos professores, etc. Por exemplo: “Autor presente” (visita do autor na escola, com verba para a compra de livros do autor), passeio à Feira do livro, projetos sobre autores ou gêneros textuais.
Visita do autor André Neves na escola
Julho/2016


Algumas dessas estratégias já implementamos e outras estamos no caminho de implementar. Está sendo um rico trabalho e uma forma prazerosa de inserir a literatura na bagagem cultural desses alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário