Durante o decorrer do
semestre, com as aulas e os estudos de textos da interdisciplina Literatura e
Aprendizagem, apresentei um planejamento para formação de leitores dentro da
minha escola. Justamente, por sabermos o quanto é importante o trabalho com a leitura
com base na literatura em sala de aula e para o desenvolvimento do aluno. E
essa proposta de formação de leitores tem por objetivos: Resgatar as
práticas de leitura na escola; Incentivar através da prática da leitura o
desejo e o prazer; Possibilitar o contato dos alunos com textos reais e
significativos; Sensibilizar e integrar a comunidade escolar nas práticas
de leitura.
Estratégias de formação de leitores
· Hora
da leitura – propiciar um momento no qual toda a escola para as suas atividades
para ler. Inicialmente ocorrerá quinzenalmente (considerando a realidade da
escola onde trabalho), com duração de dez minutos. O objetivo é fazer todas as
semanas, aumentando o tempo de leitura aos poucos.
·
Sacola
literária – cada aluno, um por vez, levará a sacola para casa. Cada sacola
deverá conter pelo menos um livro de literatura infantil, um livro de
literatura para adultos, uma revista atualizada, e um caderno para registros. O
professor deverá organizar sua sacola considerando o que é trabalhado em sala
de aula e interesse dos alunos. Deverá também definir quanto tempo cada aluno
fica com a sacola.
Sacola Literária da turma 3º ano B |
· Feira
literária – espaço onde os alunos possam levar seus livros para trocar com os
colegas. Será organizada por turmas, num primeiro momento, para que os alunos se
familiarizem com a proposta. Depois será organizada uma grande feira na escola,
envolvendo todos os anos do Ensino Fundamental. A feira será proposta uma vez a
cada duas semanas, mas poderá ser alterada de acordo com o andamento da
proposta.
·
Projetos
literários – divulgar e motivar os professores a participarem de formações,
projetos e passeios que envolvam a leitura de alguma forma, propiciando espaço
para exposições, divulgação do trabalho dos professores, etc. Por exemplo:
“Autor presente” (visita do autor na escola, com verba para a compra de livros
do autor), passeio à Feira do livro, projetos sobre autores ou gêneros
textuais.
Visita do autor André Neves na escola Julho/2016 |
Algumas
dessas estratégias já implementamos e outras estamos no caminho de implementar.
Está sendo um rico trabalho e uma forma prazerosa de inserir a literatura na
bagagem cultural desses alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário