As
parlendas são formas literárias tradicionais de origem oral que são recitadas
em brincadeiras de crianças. Algumas parlendas são muito antigas e fazem parte
do folclore brasileiro. As parlendas são conjuntos de palavras com
arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente
envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal. As parlendas podem
ser utilizadas em sala de aula, propiciando aprendizagem e divertimento.
Pode-se solicitar aos alunos que completem uma parlenda fornecida pelo professor,
ou ainda que criem suas próprias versões. Segue abaixo diversas parlendas para
serem desenvolvidas com os pequenos.
Deixo
aqui um exemplo de sequência didática para trabalhar com parlendas.
Objetivos
·
Reconhecer
a parlenda como um gênero textual;
·
Desenvolver
a consciência fonológica, enfatizando as rimas;
·
Explorar
a oralidade a partir da releitura da parlenda;
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Reconhecer
as vogais;
·
Identificar
as letras do nome próprio na parlenda;
·
Identificar
palavras e frases da parlenda;
·
Reescrever
as parlendas;
·
Interpretar
oralmente as parlendas.
Motivação
Para desenvolver a sequência
didática iremos primeiramente mostrar um vídeo que contenha diversas parlendas,
para que os alunos saibam o que é antes mesmo de saber seu nome. Após, iremos
apresentar o livro selecionado “O jogo da Parlenda” de Heloisa Prieto. Iniciaremos
o trabalho com a leitura da primeira parlenda do livro, utilizando dedoches
para a contação da parlenda.
Desenvolvimento
das atividades
PARLENDA 1:
Eu
fui por um caminho...
Eu
também
Encontrei
um passarinho...
Eu
também
Encontrei
um dedo mindinho...
Eu
também
Seu-vizinho,
Eu
também
Pai
de todos,
Eu
também
Fura-bolos,
Eu
também
Cata-piolhos,
Eu
também
ü
Leitura
da parlenda utilizando dedoches. Cada aluno receberá uma cópia da parlenda para
acompanhar a leitura da professora.
ü
Exploração
oral – interpretação e vocabulário.
ü
Identificar
os dedos e seu nome na própria mão.
ü
Proposta
artística: pintar os dedos da mão, de acordo com o nome de cada um para brincar.
PARLENDA 2:
Batatinha
quando nasce...
Espalha
a rama pelo chão.
Menininha
quando dorme...
Põe
a mão no coração.
ü
Leitura
silenciosa dos alunos – apresentar a parlenda utilizando o multimídia. Os
alunos irão copiar no caderno.
ü
Exploração:
explorar palavras conhecidas, as letras iniciais e finais dessas palavras,
identificar as palavras no texto. Após a
leitura, alguém gostaria de dizer do que trata a história? Vamos descobrir?
ü
Leitura
da professora.
ü
Atividade:
dividir a parlenda em dois momentos e desenhar em folha de ofício. Os alunos
receberão a cópia da parlenda para recortar e colar na folha.
Batatinha quando
nasce...
Espalha a rama pelo
chão.
|
Menininha
quando dorme...
Põe a
mão no coração.
|
PARLENDA 3:
Um,
dois, feijão com arroz.
Três,
quatro, feijão no prato.
Cinco,
seis, chegou minha vez.
Sete,
oito, comer biscoito.
Nove,
dez, comer pastéis.
ü
Leitura
silenciosa – cada aluno receberá uma cópia.
ü
Exploração
oral – Após a leitura, alguém gostaria de dizer
do que trata a história? Vamos descobrir?
ü
Leitura
da professora – selecionar palavras de contexto para explorar na atividade a
seguir.
ü
Atividade:
Ligar as palavras às figuras
correspondentes:
ü Proposta criativa: montar a parlenda em
uma folha de ofício já estruturada para isso, com números móveis para colar e massinha
de modelar para montar as comidas citadas.
1, 2
|
|
3, 4
|
|
5, 6
|
|
7, 8
|
PARLENDA 4:
Rei
Capitão
Soldado
Ladrão
Menino
Menina
Macaco
Simão
ü
Leitura
silenciosa – cada aluno com uma cópia.
ü
Explorar
oralmente – Após a leitura, alguém gostaria de
dizer do que trata a história? Vamos descobrir?
ü
Leitura
da professora.
ü
Explorar
as rimas: o que rima com capitão? Com macaco?
Com menino? Etc. Propor aos alunos uma troca de rimas.
ü
Atividade: expor o texto no quadro e deixar em branco algumas
palavras da parlenda, para que os alunos possam acrescentar outras palavras que
rimam.
ü
Proposta artística: Confeccionar um jogo da memória de
imagens e palavras. Os alunos devem fazer as ilustrações dos personagens da
parlenda, formando assim o jogo de imagens e palavras.
PARLENDA 5:
Sola, sapato,
Rei, rainha.
Onde quereis
Que eu vá dormir?
Na casa de mãe
Aninha.
ü
Leitura silenciosa – cada aluno com sua cópia.
ü
Exploração oral – Após a leitura, alguém gostaria de dizer do
que trata a história? Vamos descobrir?
ü
Leitura da professora.
ü
Atividade: Entregar apenas as imagens da parlenda aos alunos
e pedir para que as coloquem em ordem, colando no caderno. Escrever o nome de
forma espontânea ao lado.
ü
Proposta artística: fazer um desenho da parlenda em folha
A-3, utilizando tinta tempera.
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