segunda-feira, 11 de julho de 2016

Parlendas!

As parlendas são formas literárias tradicionais de origem oral que são recitadas em brincadeiras de crianças. Algumas parlendas são muito antigas e fazem parte do folclore brasileiro. As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal. As parlendas podem ser utilizadas em sala de aula, propiciando aprendizagem e divertimento. Pode-se solicitar aos alunos que completem uma parlenda fornecida pelo professor, ou ainda que criem suas próprias versões. Segue abaixo diversas parlendas para serem desenvolvidas com os pequenos.

Deixo aqui um exemplo de sequência didática para trabalhar com parlendas.

Objetivos

·         Reconhecer a parlenda como um gênero textual;
·         Desenvolver a consciência fonológica, enfatizando as rimas;
·         Explorar a oralidade a partir da releitura da parlenda;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Reconhecer as vogais;
·         Identificar as letras do nome próprio na parlenda;
·         Identificar palavras e frases da parlenda;
·         Reescrever as parlendas;
·         Interpretar oralmente as parlendas.

 Motivação

Para desenvolver a sequência didática iremos primeiramente mostrar um vídeo que contenha diversas parlendas, para que os alunos saibam o que é antes mesmo de saber seu nome. Após, iremos apresentar o livro selecionado “O jogo da Parlenda” de Heloisa Prieto. Iniciaremos o trabalho com a leitura da primeira parlenda do livro, utilizando dedoches para a contação da parlenda.



 Desenvolvimento das atividades


PARLENDA 1:


Eu fui por um caminho...
Eu também
Encontrei um passarinho...
Eu também
Encontrei um dedo mindinho...
Eu também
Seu-vizinho,
Eu também
Pai de todos,
Eu também
Fura-bolos,
Eu também
 Cata-piolhos,
Eu também


ü  Leitura da parlenda utilizando dedoches. Cada aluno receberá uma cópia da parlenda para acompanhar a leitura da professora.
ü  Exploração oral – interpretação e vocabulário.
ü  Identificar os dedos e seu nome na própria mão.
ü  Proposta artística: pintar os dedos da mão, de acordo com o nome de cada um para brincar.


PARLENDA 2:

Batatinha quando nasce...
Espalha a rama pelo chão.
Menininha quando dorme...
Põe a mão no coração.

ü  Leitura silenciosa dos alunos – apresentar a parlenda utilizando o multimídia. Os alunos irão copiar no caderno.
ü  Exploração: explorar palavras conhecidas, as letras iniciais e finais dessas palavras, identificar as palavras no texto. Após a leitura, alguém gostaria de dizer do que trata a história? Vamos descobrir?
ü  Leitura da professora.
ü  Atividade: dividir a parlenda em dois momentos e desenhar em folha de ofício. Os alunos receberão a cópia da parlenda para recortar e colar na folha.








Batatinha quando nasce...
Espalha a rama pelo chão.








Menininha quando dorme...
Põe a mão no coração.

PARLENDA 3:

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis.

ü  Leitura silenciosa – cada aluno receberá uma cópia.
ü  Exploração oral – Após a leitura, alguém gostaria de dizer do que trata a história? Vamos descobrir?
ü  Leitura da professora – selecionar palavras de contexto para explorar na atividade a seguir.
ü  Atividade:
Ligar as palavras às figuras correspondentes:

ü  Proposta criativa: montar a parlenda em uma folha de ofício já estruturada para isso, com números móveis para colar e massinha de modelar para montar as comidas citadas.
1, 2
3, 4
5, 6
7, 8

PARLENDA 4:

Rei
Capitão
Soldado
Ladrão
Menino
Menina
Macaco
Simão

ü  Leitura silenciosa – cada aluno com uma cópia.
ü  Explorar oralmente – Após a leitura, alguém gostaria de dizer do que trata a história? Vamos descobrir?
ü  Leitura da professora.
ü  Explorar as rimas: o que rima com capitão? Com macaco? Com menino? Etc. Propor aos alunos uma troca de rimas.
ü  Atividade: expor o texto no quadro e deixar em branco algumas palavras da parlenda, para que os alunos possam acrescentar outras palavras que rimam.

ü  Proposta artística: Confeccionar um jogo da memória de imagens e palavras. Os alunos devem fazer as ilustrações dos personagens da parlenda, formando assim o jogo de imagens e palavras.
PARLENDA 5:

Sola, sapato,
Rei, rainha.
Onde quereis
Que eu vá dormir?
Na casa de mãe
Aninha.

ü  Leitura silenciosa – cada aluno com sua cópia.
ü  Exploração oral – Após a leitura, alguém gostaria de dizer do que trata a história? Vamos descobrir?
ü  Leitura da professora.
ü  Atividade: Entregar apenas as imagens da parlenda aos alunos e pedir para que as coloquem em ordem, colando no caderno. Escrever o nome de forma espontânea ao lado.
ü  Proposta artística: fazer um desenho da parlenda em folha A-3, utilizando tinta tempera. 


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