A
nossa responsabilidade como professores de formar alunos sujeitos críticos e
atuantes para viverem em sociedade é grande demais, pois podemos tornar esses
alunos sujeitos autônomos ou sujeitos reprodutores. Muitas vezes, nossas
escolas empiristas, com o currículo engessado não permite ao aluno construir
seu aprendizagem e nem oportuniza a autonomia, e isso faz com que eles se tornem
copistas.
A escola é o primeiro contato que esses alunos têm com a sociedade e muitas vezes saem dali repetindo os mesmos padrões vistos ali.
Se
quisermos alunos capazes de mudar o mundo, a sociedade, precisamos oportunizar
isso na escola. Criando um espaço democrático, criativo e de construção da
autonomia desses alunos.
Pensando em escolas com visões mais democráticas
e em professores que também são democráticos, a educação de qualidade pode
deixar de ser um ideal e se tornar uma prática realmente efetiva. Tornar a
aprendizagem significante é fundamental.
Escola democrática é uma vertente da
pedagogia libertária, que defende um educar para a liberdade e tem como Freinet
um dos seus defensores e a escola da Ponte em Portugal como escola referencia.
Como afirma Tosto (2011, p. 3):
Nesse modelo de escola, os alunos são
incentivados a buscar o conhecimento a partir do seu próprio interesse,
iniciativa, ritmo e também são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual,
sem cobranças autoritárias de qualquer entidades superiores de ensino. Os
conteúdos que devem ser aprendidos costumam estar muito próximos da estrutura
cognitiva dos alunos, assim como dos seus interesses e expectativas de
conhecimento.
Essa escola democrática ainda não é nossa
realidade, porém acredito que estamos no caminho para a mudança, acreditamos que o dialogo se faz
necessário e que precisamos deixar de lado todo esse gesso do ensino, afinal
através da educação podemos fazer muitas coisas, inclusive mudar a sociedade.
Para
isso precisamos refletir nossa pratica e ressignficar ela. Repetindo os mesmos
padrões de uma pedagogia diretiva, não vamos construir nada, só copiar o que já
existe.
Ótimas reflexões. Importante apresentar as referências e os fundamentos teóricos que você apresenta no desenvolvimento das tuas ideias. Seguimos!
ResponderExcluirAtt,
Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E