terça-feira, 10 de abril de 2018

O que queremos dos nossos alunos?





A nossa responsabilidade como professores de formar alunos sujeitos críticos e atuantes para viverem em sociedade é grande demais, pois podemos tornar esses alunos sujeitos autônomos ou sujeitos reprodutores. Muitas vezes, nossas escolas empiristas, com o currículo engessado não permite ao aluno construir seu aprendizagem e nem oportuniza a autonomia, e isso faz com que eles se tornem copistas.

A escola é o primeiro contato que esses alunos têm com a sociedade e muitas vezes saem dali repetindo os mesmos padrões vistos ali.
Se quisermos alunos capazes de mudar o mundo, a sociedade, precisamos oportunizar isso na escola. Criando um espaço democrático, criativo e de construção da autonomia desses alunos.

Pensando em escolas com visões mais democráticas e em professores que também são democráticos, a educação de qualidade pode deixar de ser um ideal e se tornar uma prática realmente efetiva. Tornar a aprendizagem significante é fundamental.
Escola democrática é uma vertente da pedagogia libertária, que defende um educar para a liberdade e tem como Freinet um dos seus defensores e a escola da Ponte em Portugal como escola referencia.

Como afirma Tosto (2011, p. 3):

Nesse modelo de escola, os alunos são incentivados a buscar o conhecimento a partir do seu próprio interesse, iniciativa, ritmo e também são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual, sem cobranças autoritárias de qualquer entidades superiores de ensino. Os conteúdos que devem ser aprendidos costumam estar muito próximos da estrutura cognitiva dos alunos, assim como dos seus interesses e expectativas de conhecimento.


Essa escola democrática ainda não é nossa realidade, porém acredito que estamos no caminho para a mudança, acreditamos que o dialogo se faz necessário e que precisamos deixar de lado todo esse gesso do ensino, afinal através da educação podemos fazer muitas coisas, inclusive mudar a sociedade.


Para isso precisamos refletir nossa pratica e ressignficar ela. Repetindo os mesmos padrões de uma pedagogia diretiva, não vamos construir nada, só copiar o que já existe.

Um comentário:

  1. Ótimas reflexões. Importante apresentar as referências e os fundamentos teóricos que você apresenta no desenvolvimento das tuas ideias. Seguimos!

    Att,
    Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E

    ResponderExcluir