Aluna do 3º ano B, com a capa do livro coletivo |
Nosso papel como professores
do ciclo de alfabetização é ALFABETIZAR e também letrar. Ou seja, formar alunos
capazes de lerem o mundo, escreverem para o mundo, não só ler e escrever dentro
da sala de aula e para mostrar para o professor. O aluno precisa se inserir na
sociedade para participar dela de forma ativa, mas para isso não basta só ler e
escrever, é preciso também ampliar seus conhecimentos e dominar outras áreas do
ensino, como a matemática, por exemplo. Porque para ler o mundo é necessário também
compreender os números e todo esse sistema que envolve a matemática. O aluno
tem que ler o mundo, interpretar esse mundo, saber se comunicar com o mundo e
usar seu raciocínio logico para enfrentar no dia a dia as demandas da vida.
Trabalhar com matemática na
sala de aula envolve todo um trabalho interdisciplinar com a geografia, com a ciências
da natureza e com a própria área de linguagem.
Unir a matemática com a literatura,
colocar conteúdos e conceitos em jogos pedagógicos e fazer experimentações, favorece
deste modo ao aluno uma construção do saber muito mais globalizada e
diversificada, tornando seu conhecimento muito mais amplo.
“Integração teoria e prática de que trata a interdisciplinaridade
refere-se à formação integral. O pensamento crítico desta discussão leva ao
aprofundamento da compreensão sobre esta relação, pesquisadores a fazerem um
pacto de silêncio em nome da própria sobrevivência]. Foi um tempo de silêncio
[...]” (FAZENDA, 2008, p. 30).
Melissa! Muito boa a tua reflexão sobre o ensino da Matemática de modo interdisciplinar, contextualizando esses saberes em outras áreas do conhecimento. Isso só é possível através do olhar atento e intencional do professor que pensa e planeja sua ação, que privilegia a construção de aprendizagens significativas e integradas. Parabéns! Abraços, tutora Josele.
ResponderExcluirOlá Melissa! Concordo com a Josele. Muito bom ler o que tu escreves aqui. Precisamos cada vez mais professoras falando de suas práticas articuladas com a teoria. Precisamos de professoras que diariamente participam da sala de aula escolarizando seus alunos. Precisamos de registros que falam sobre a necessidade de trabalhar com os alunos as habilidades de ler o mundo, interpretar o mundo, saber se comunicar com o mundo e utilizar do raciocínio lógico para enfrentar o dia a dia da vida. Também precisamos cada vez mais expor que é possível integrar matemática, geografia, ciências da natureza e linguagem. Integrar na verdade todos os componentes curriculares, contextualizando as propostas de ensino. Muito bom que “recheias” essa tua reflexão com referências teóricas, articulando teoria e prática, como por exemplo quando citastes “FAZENDA, 2008”. Segue escrevendo Melissa que a gente segue por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0) (Tutora do PEAD2/UFRGS)
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