A aula de Representação do
mundo pelas Ciências Naturais me instigou muito, porque sou muito resistente ao
ensino de Ciências nas séries iniciais, principalmente no ciclo de alfabetização,
por não me sentir preparada para essa disciplina. São muitas perguntas que
muitas vezes não sei responder e acabamos ficando no ensino clichê de ciências:
Lixo, separação de lixo, os 3Rs, animais e plantinhas. O que não é ruim, mas ao
participar da aula no Pead, percebi que podemos ir além e podemos favorecer situações
onde esse aprendizado ocorra de forma prazerosa.
Aluno 3º ano A |
Então, saindo dos conteúdos clichês,
fiz a experiência da Ilusão inversa com meus alunos de 3º ano. Inicialmente falei para eles fazerem um
desenho na folha e colocar atrás do copo com água e observei as reações. Eles
perceberam que a imagem aumentou de tamanho e também muda de lado, inverte.
Após a experiência, eles me questionaram muito sobre o porquê aconteceu essas
situações com a imagem, me perguntaram se era mágica. Conversamos a respeito
dos líquidos e da importância e para ampliar a aula pedi para que em casa, com
o auxílio dos pais repetissem a experiência e pesquisassem sobre, para que na próxima
aula conversássemos a respeito da experiência e dos motivos que a imagem
aumentou e inverteu. Solicitei também que os alunos relatassem no caderno a experiência.
O que mais foi rico e me serviu de
aprendizado desta aula, foi que podemos dar boas aulas de ciência e sair do
esquema “feijãozinho no copinho” tão usual nos anos iniciais. Meus alunos, no
decorrer da experiência, enriqueceram a aprendizagem de diversos modos, pois observaram
a experiência, auxiliaram os colegas durante o experimento, praticaram a
oralidade ao contar sobre a experiência para outras pessoas da escola,
argumentaram comigo e com os colegas sobre os motivos dos fenômenos ocorrerem e
relataram a experiência. Foi uma aula muito positiva! E segundo Zanon e Freitas
(2007):
“Essas atividades,
oportunizadas pelo professor e realizadas pelos alunos, têm como objetivo ir
além da observação direta das evidências e da manipulação dos materiais de
laboratórios: devem oferecer condições para que os alunos possam levantar e
testar suas idéias e/ou suposições sobre os fenômenos científicos a que são expostos.
”
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