terça-feira, 18 de junho de 2019

Reflexão 5º semestre: Escola Democrática





Pensando sobre escola democrática, me deparei com essa publicação no meu portfólio. Um poema feito por mim sobre esse tema.

Hoje, diante de tantas mazelas e descaso com a educação, estar inspirada para escrever poemas é bem difícil.

Estamos, enquanto professoras, esgotadas com esse descaso todo.
Porém, enquanto alunas-professoras, ainda temos esperança na mudança.
Ainda acreditamos na educação de qualidade, justa, de equidade, numa escola democrática, com uma gestão comprometida.

A escola democrática é um espaço de construção baseada na democracia, em especial como aponta Tosto (2011), na democracia participativa. Sendo muito importante a participação de todos para que a aprendizagem ocorra. Outro ponto importante desta escola democrática é o corpo docente,  que valoriza a liberdade dos seus alunos, o direito de escolher.

Como afirma Tosto (2011):

Nesse modelo de escola, os alunos são incentivados a buscar o conhecimento a partir do seu próprio interesse, iniciativa, ritmo e também são responsáveis pelo desenvolvimento intelectual, sem cobranças autoritárias de qualquer entidades superiores de ensino. Os conteúdos que devem ser aprendidos costumam estar muito próximos da estrutura cognitiva dos alunos, assim como dos seus interesses e expectativas de conhecimento.

O professor nessa escola se torna um mediador, um articular do conhecimento e os alunos e alunas são os protagonistas desse processo de aprendizagem.

            Precisamos continuar acreditando nessa educação, nessa escola. Precisamos continuar lutando para que esse ideal não vire utopia. Nossos alunos merecem uma escola democrática, nós como professoras também merecemos. A sociedade merece!




TOSTO, Rosanei.Escolas Democráticas Utopias ou Realidades; Revista Pandora Brasil- Edição Especial Nº4- “Cultura e materialidade escolar”- 2011

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