Postais sobre diversidade feito pelos alunos para distribuir na comunidade escolar |
Lendo
sobre essa postagem aqui sobre inovação pedagógica, fiquei refletindo sobre o
assunto e pensar em inovação pedagógica é pensar em ressignificação.
Porque
ressignifiação? Porque é na inovação que a gente muda, promove a ação. Ação de
uma mudança pedagógica, trazendo para sala de aula inovações para trabalhar os
conteúdos de forma diferente e criativa,
que estimula o aprendizado dos alunos e alunas, trazendo novas metodologias e
acrescentando no planejamento elementos necessários para articular esses conteúdos
para transformar a construção do saber.
É
muito importante que, enquanto professoras, possamos trazer essas inovações ao
planejamento e a sala de aula, pois ao criar novas estratégias, amplia um
ensino de qualidade.
Entretanto
para que essa ressiginificação aconteça, é necessário também, uma inovação da
nossa postura enquanto professores e também de reconhecer o ensino como pratica
social.
Essa
inovação trazendo ressignificação para o professor e para a sala de aula
influencia o social também, pois vendo a aprendizagem como prática social não
se limita só em sala de aula e aos conteúdos, vai além. Assim, aprender e ensinar requer reflexão e inovação.
Foi exatamente isso que fiz no estágio obrigatório semestre
passado, mudei a metodologia, trabalhando com projetos e fazendo os alunos e
alunas serem pesquisadores, construindo dessa forma sua aprendizagem, me tornando
mediadora dessa construção. E o projeto, a pesquisa, o tema, serviu para ir
além da sala de aula, desconstruindo preconceitos do meio social em que esses
alunos e alunas estavam inseridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário