domingo, 25 de junho de 2017

Entre Tarsila e Malala


Iniciei o projeto de aprendizagem com a minha turma de 5º ano, com base no interesse deles, que era saber sobre Tarsila do Amaral, já que tinha levado uma releitura dela na primeira semana de aula.
Os alunos fizeram o quadro de certezas e dúvidas, o mapa conceitual e uma pesquisa sobre a Tarsila, o grupo que pesquisou sobre as obras da Tarsila, trouxe para a turma a história do quadro ABAPORU e a turma fez em grupo algumas releituras, inclusive apresentaram para a outra turma de 5º ano, mas eu percebi que no meio do projeto eles já estavam desinteressados, não estavam mais com aquela “sede de saber” como no inicio e eu como professora não queria forçar a situação.




Um dia na biblioteca da escola, um aluno pegou o livro da Malala e começou a ler e os outros alunos se interessaram pela história e a partir dali todos queriam retirar o livro da Malala na biblioteca.
Com esse novo interesse, decidi mudar o projeto de aprendizagem, que deixou de ser sobre a Tarsila do Amaral e passou a ser sobre a Malala.
E nesse novo projeto, percebi que a turma teve um grande avanço de interesse na pesquisa. Eles realmente estavam interessados.
Tivemos o momento cinema, com o filme da Malala, fizemos um quadro de certezas e dúvidas,  trabalhamos com o mapa conceitual e agora a próxima etapa é estudar o direito das crianças.



Precisamos como professores, termos a consciência de como a turma está respondendo determinados conteúdos e etapas do plano de aula, às vezes uma mudança se faz necessário e muitas vezes ela acaba sendo mais rica e ampla. Ensinamos e aprendemos com nossos alunos! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário