“A importância do
conselho escolar na escola é tomar decisões, que favoreçam toda comunidade
escolar, trazendo transparências nas tomadas de decisões e assegurar e garantir
um bom trabalho para professores, garantir uma educação de qualidade para os
alunos, fazendo essa interação e trazendo a comunidade escolar para dentro da
escola. Tentando tornar a escola um espaço democrático. O conselho escolar
firma um compromisso de coletividade com toda comunidade escolar...” (Vanessa Andriotti, presidenta do conselho escolar da escola Drº Oscar Tollens)
Ou seja, para uma escolar
ser democrática, o conselho escolar é a base para que essa democracia aconteça.
Mas isso é algo novo dentro das escolas e até mesmo as escolas que já possuem
um conselho escolar ativo, ainda precisam de algumas
re-significações.Antigamente, a escola podia se fechar e tomar suas decisões
sozinhas, sem abrir o espaço para a comunidade. Houve uma época que a única
preocupação da escola era simplesmente seguir a risca os conteúdos, sem muita
ou quase nada de reflexão. Nessa mesma época, a escola podia fechar suas portas
e fazer o que bem quisesse, a escola decidia sozinha, o que queria fazer e como
iria fazer, sem os pais terem acesso a essas decisões e sem a participação dos
alunos. Aluno era aluno, aquele que ia para escolar aprender e o professor,
cheio de saber, iam para escola ensinar. Nessa época, não havia dialogo entre
escola e família, a família tinha o espaço estipulado e dali não podiam passar.
Nessa mesma época a escola
era hierarquizada, o diretor tinha poder total e todos os outros
setores só seguiam as regras estabelecidas e a comunidade escolar mantinha um
certo distanciamento.
A partir da LDB9394/96 as
coisas na escola começaram a tomar um rumo diferente. Pois a lei passou a
garantir o acesso da comunidade escolar dentro da escola, tornando a escola um
espaço aberto e participativo. Com isso a LDB assegurou também a participação
nos conselhos escolares.
Como podemos observar, no
artigo da LDB (1996):
14. Os
sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público
na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os
seguintes princípios:
I -
participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico
da escola;
II -
participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou
equivalentes.
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