Pensando
em gestão democrática, percebo que temos muito caminho pela frente, pois por
mais que tentamos modificar essa gestão, ainda precisamos mudar muitas coisas
na própria escola, principalmente na relação com o outro. Precisamos mudar os
conceitos e descentralizar o poder na figura de uma só pessoa.
Lembrando
que poder é capacidade de deliberar, comandar e ou exercer em prol de um grupo
e/ou entidade sem a necessidade de anuência de outros.
E
dentro da escola precisamos que todos os componentes da comunidade escolar
tenham voz e principalmente liderança para mudar o sistema e a própria gestão. Educação
não se dá somente melhorando índices para o governo, mas sim na relação com o
outro e em como esse sujeito se formará nesse espaço e qual a responsabilidade
que esse espaço tem na vida desse sujeito. Precisamos ter políticas educacionais
voltadas para a educação e feitas por pessoas ligadas diretamente a educação. Para
assim, melhorar essa educação para chegarmos na educação de qualidade que tanto
almejamos.
As
aulas presenciais oportunizaram um bom debate sobre gestão, educação e gestão democrática,
nos fizeram perceber os quantos de monstros ainda precisamos combater. E o
quanto precisamos de uma equipe trabalhando junto.
Uma pequena observação:
levei a dinâmica do monstro para meus alunos, após a leitura de um livro e
falamos sobre os monstros que temos na nossa sala de aula e o que precisamos
mudar lá dentro, se cada sala de aula começar a mudar, podemos ter uma nova
escola no futuro. Uma brincadeira com muita
seriedade, segundo meu aluno do 3º ano.
Parabéns Melissa! Quantas reflexões significativas em tuas postagens! Em especial, as referentes à Organização do Ensino Fundamental que demonstram um planejamento cuidadoso, elaborando questionamentos, problematizando e transformando a realidade dos teus alunos! Maravilha a ideia de utilizar a dinâmica do monstro na tua turma promovendo esse novo olhar sobre a turma e suas características, incentivando o pensar e o agir. Forte abraço, tutora Josele.
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