quarta-feira, 12 de julho de 2017

Pensando sobre escrita...



Com a atividade, da interdisciplina Seminário Integrador V, onde tínhamos que analisar as postagens de uma colega no portfólio de aprendizagem, cheguei a conclusão que é muito difícil fazer essa leitura critica, pois por mais que a escrita tenha o papel de fazer pensar quem lê, só quem escreve sabe qual o objetivo daquela escrita e cada escrita carrega um pouco do “escriba”. Como criticar a escrita do outro? Que vem carregada das suas vivencias, que podem ser diferentes das nossas... Difícil!

Em sala de aula, como professores, constantemente avaliamos a escrita dos nossos alunos. E a escrita deles, também são carregadas de coisas pessoais deles. Porque posso avaliar? Que condições tenho pra dizer se está certo ou errado? Claro, estamos saindo do contexto ortografia. Como posso classificar em certo ou errado a escrita que vem cheia de “eus”?
O nosso maior desafio como docente é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam razoavelmente ler e interpreta e escrever para o professor corrigir.  Precisamos de pessoas que leiam o mundo, escrevam para o mundo e abram novas portas! Para isso? Precisamos saber nos avaliar e saber avaliar nossos alunos.

Trabalho que me fez questionar algumas coisas, mas principalmente, questionar minha sala de aula, meu “eu” professora. 

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