“Fazer
um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação
sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa
curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos
de trabalho. O resultado material é uma coleção articulada de documentos
produzidos através de levantamentos, debates, reflexões, sínteses, etc,
utilizando diferentes linguagens de representação.” FAGUNDES et al. (2006):
O Projeto de Aprendizagem
sobre a Malala com minha turma de 5º ano, despertou neles um interesse muito
maior, após a leitura do livro “Eu sou Malala” e após assistirem o documentário
sobre a vida da Malala, os alunos trouxeram ricas contribuições, e muitos
falaram que queriam ter esse amor pelos estudos como a Malala tinha, porém
compreendem que lá ela não podia estudar e aqui sim, eles podem. Porém
percebe-se que o acesso que esses alunos têm de cultura é tão restrito, que
penso, que educação é essa que está sendo oportunizada? Com que qualidade?
Eles fizeram releituras do
retrato da Malala e montaram uma exposição e ao montarem a exposição, muitos
falaram que nunca viram uma exposição na vida. O que nos levou ao próximo passo,
visitar uma exposição.
E lá fomos nós, para o
Santander Cultural, ver uma exposição. Olhares atentos, olhares curiosos,
muitas perguntas, muito interesse e o principal, um sorriso de felicidade de
estar vivenciando aquilo tudo. Isso é qualidade ao educar, oportunizar
situações que talvez só possam ser oportunizadas no espaço escolar.
Obviamente, escolherem o
artista da exposição que mais gostaram e foram fazer a releitura da exposição.O trabalho ficou muito poético!
E eu, como professora, me sinto REALIZADA, pois levei meus alunos a uma
exposição pela primeira vez e eles conseguiram captar a sensibilidade da arte.
Tudo isso, foi porque
decidimos lá no inicio do semestre, montar um projeto de aprendizagem com
nossas turmas... Que caminhada! E que ela continue...
Nenhum comentário:
Postar um comentário