Inovação pedagógica é quando acontece uma
ressignificação do papel do professor e da escola, quando usamos recursos que
vão além do quadro e do livro, quando usamos outros espaços que vão além da
sala de aula, quando planejamos pensando na diversidade e no contexto dos
nossos alunos e não fazendo uso do currículo engessado. Quando colocamos em
andamentos projetos transformadores, que valorizam o saber dos alunos e fazendo
valer para além da sala de aula e que o auxiliem na vida em sociedade, que
inclua todos os alunos, não visando à diferença, mas sim valorizando a
diversidade, num espaço democrático de ensino, com uma gestão participativa,
onde toda a comunidade escolar participe de fato, fazendo uso das ferramentas digitais
para uma maior aproximação. Inovação pedagógica é quando fazemos uso da informática
em sala de aula, para tornar a sala de aula um ambiente lúdico e prazeroso para
os alunos, utilizando o computador em sala de aula para oportunizar ainda mais o letramento desses
alunos.
Conforme Mello (2004, p. 172), Por ser um
instrumento tão diversificado, pode-se tê-lo como um recurso na nossa prática
pedagógica, estimulando o desenvolvimento da criança em todas as áreas do
conhecimento. A criança se apropria de tal forma do computador que este faz
parte de sua vida, como mais uma maneira de adquirir conhecimento.
Vivemos numa sociedade tecnologia e não
podemos distanciar nossa sala de aula dessa realidade, devemos nos aproximar
mais ainda da tecnologia, buscando enriquecer ainda mais o processo de
aprendizagem dos nossos alunos.
Um bom debate sobre práticas inovadoras de educação.
MELLO,
Maria Cristina de; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral (org). Letramento:
significados e tendências. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
Mel, muito legal a tua postagem! É um assunto bastante importante para ressignificar práticas e concepções sobre os processos de aprendizagem, embora haja bastante polêmicas.
ResponderExcluirNão esqueça das referências ao final do texto.
Assim, as pesquisas e debates sobre o tema se tornam fundamentais.
Att, Katielle de Oliveira Felix de Sena
Tutora de Seminário Integrador
Turma E- Eixo VII