sexta-feira, 22 de junho de 2018

Centro de interesse!



Turma pronta para apresentação 


Quinta-feira finalizei com as minhas turmas o trabalho sobre a copa do mundo e muitos vieram me perguntar, o porque de ter trabalhado copa do mundo, já que estamos vivendo numa fase repleta de mazelas.

Trabalhei a copa do mundo, pois foi um interesse que a turma despertou. Os alunos só falavam em copa do mundo, em Brasil, Neymar e ficavam quase a aula toda trocando figurinhas escondidas. Logo resolvi unir esse interesse todo em aprendizagem e trazer a copa do mundo para a sala de aula e para alfabetizar e também colocar meus alunos geograficamente mais perto da Rússia, país que acontece a copa e que desperta muitas curiosidades na turma.

Como aponta Cinel:

A educação é um processo de socialização, isto é, de democratização das relações sociais, o que implica criar-se, dentro da escola e da sala de aula e fora delas, as condições necessárias à cooperação. A autonomia é condição necessária para a prática e vivência da democracia e a atividade grupal significa um incentivo a integração, onde as relações de reciprocidade e de cooperação são asseguradas pela vida social entre os alunos, eles e o professor.


Lembrando muito sobre Decroly e o centro de interesse. O conceito de interesse é fundamental no pensamento de Decroly. Segundo ele, a necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento.

            Partindo desse centro de interesse foi trabalhado com a turma a história da copa do mundo, a história do Brasil na copa do mundo, a Rússia e algumas características, o mascote principal, os jogadores do Brasil e as bandeiras dos países participantes desta copa. Foi muito explorando dentro desses temas, a alfabetização, letra inicial, som inicial e formação de frases e pequenos textos.   A oralidade foi bastante explorada também, já que os alunos queriam apresentar uma música sobre a copa do mundo para outras turmas da escola.


         Desenho, pintura e colagem também se fez presente. Assim como matemática, através de gráficos.

Trabalho de colagem e desenho sobre o craque da copa

Trabalho sobre a taça

O trabalho ficou muito rico e os alunos satisfeitos, já que podiam trocar figurinhas em sala sem problema nenhum e falar sobre os  jogos. As famílias dos alunos participaram também bastante entusiasmadas, unindo desta forma escola e família. 

Bolo feito por uma mãe

Inclusive foi feito um bolão com a turma e nossa torcida está convencida que o Brasil vai ganhar.






Referências:

CINEL, Nora Cecilia Bocaccio. Centro de Interesse: Estratégia utiliza multidisciplinaridade para desenvolvimento global. Revista do professor, Porto Alegre, 20, 32-36, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário