Turma pronta para apresentação |
Quinta-feira
finalizei com as minhas turmas o trabalho sobre a copa do mundo e muitos vieram
me perguntar, o porque de ter trabalhado copa do mundo, já que estamos vivendo
numa fase repleta de mazelas.
Trabalhei
a copa do mundo, pois foi um interesse que a turma despertou. Os alunos só
falavam em copa do mundo, em Brasil, Neymar e ficavam quase a aula toda
trocando figurinhas escondidas. Logo resolvi unir esse interesse todo em
aprendizagem e trazer a copa do mundo para a sala de aula e para alfabetizar e
também colocar meus alunos geograficamente mais perto da Rússia, país que
acontece a copa e que desperta muitas curiosidades na turma.
Como
aponta Cinel:
A educação é um
processo de socialização, isto é, de democratização das relações sociais, o que
implica criar-se, dentro da escola e da sala de aula e fora delas, as condições
necessárias à cooperação. A autonomia é condição necessária para a prática e
vivência da democracia e a atividade grupal significa um incentivo a
integração, onde as relações de reciprocidade e de cooperação são asseguradas
pela vida social entre os alunos, eles e o professor.
Lembrando
muito sobre Decroly e o centro de interesse. O conceito de interesse é
fundamental no pensamento de Decroly. Segundo ele, a necessidade gera o
interesse e só este leva ao conhecimento.
Partindo desse centro de interesse foi
trabalhado com a turma a história da copa do mundo, a história do Brasil na
copa do mundo, a Rússia e algumas características, o mascote principal, os
jogadores do Brasil e as bandeiras dos países participantes desta copa. Foi
muito explorando dentro desses temas, a alfabetização, letra inicial, som inicial
e formação de frases e pequenos textos. A oralidade foi bastante explorada também, já
que os alunos queriam apresentar uma música sobre a copa do mundo para outras
turmas da escola.
Desenho, pintura e colagem também se fez presente. Assim como
matemática, através de gráficos.
Trabalho de colagem e desenho sobre o craque da copa |
Trabalho sobre a taça |
O
trabalho ficou muito rico e os alunos satisfeitos, já que podiam trocar
figurinhas em sala sem problema nenhum e falar sobre os jogos. As famílias dos
alunos participaram também bastante entusiasmadas, unindo desta forma escola e
família.
Bolo feito por uma mãe |
Inclusive foi feito um bolão com a
turma e nossa torcida está convencida que o Brasil vai ganhar.
Referências:
CINEL, Nora Cecilia
Bocaccio. Centro de Interesse: Estratégia utiliza multidisciplinaridade para
desenvolvimento global. Revista do professor, Porto Alegre, 20, 32-36, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário