terça-feira, 19 de junho de 2018

O Menininho?




Ao analisarmos o texto “O menininho” de Helen Bukley,  percebemos que os desafios frentes a essa criança é oportunizar a construção da autonomia, vindo de uma escola basicamente diretiva e empirista, onde o professor é o que sabe tudo e o aluno uma “tabula rasa”, segundo Becker. O menininho aluno desta pedagogia, só reproduz o que o professor quer e o professor por sua vez, segue modelos impostos e um currículo engessado, não instigando a curiosidade do menino. O desafio é quebrar esse padrão e fazer com o que o aluno se torne um sujeito autônomo na sua aprendizagem.
O professor deve ter um planejamento diferenciado, que instiga a curiosidade do aluno e criei oportunidades para que esse sujeito busque construir seu conhecimento. Na minha sala de aula, trabalho muito com projetos de aprendizagens e sempre valorizo a interação deles com seus pares e com o mundo que os cerca, trabalhando os conteúdos sempre os ligando a realidade dos alunos, tornando o espaço de sala de aula um espaço realmente de construção. É importante a ressignificação da pratica do professor e a reflexão juntamente com a ação.
Gostaria de tornar meus alunos sujeitos pensantes e críticos, para que eles possam viver e mudar a sociedade, tornar eles leitores do mundo, autônomos e produtores e não copistas de um padrão. Que eu possa conscientizar, orientar e preparar meus alunos para a vida, guiando-os sempre para os caminhos corretos e deste modo, levando essa aprendizagem pra vida fora do espaço escolar, que possam se tornar verdadeiros cidadãos com senso crítico, munidos não só de inteligência, mas também de valores.



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