Livro escolhido pela turma para o projeto |
Após a atividade da interdisciplina
“Didática, planejamento e avaliação”, onde tínhamos que montar um projeto usando um
livro de literatura infantil e meus alunos escolheram um livro de imagem,
ressignifiquei meu olhar sobre os livros de imagens.
Trabalhar com livros de
imagens é despertar o interessa da leitura no aluno, de forma rica e lúdica,
pois a imagem tem um grande poder em nós, ainda mais nas crianças. Livros de
imagens são como se fossem filmes em páginas, cada cena é vista ao folhear o
livro, a história se dá através dos desenhos e cores e do imaginário da
criança.
Além de favorecer o imaginário
das crianças, livros de imagens servem para boas reflexões de forma leve, pois
ao observar e interpretar a imagens, despertamos em nós sensações e
sentimentos.
Trabalhar com livros de
imagens em sala de aula, além de favorer de forma lúdica a leitura e o imaginário,
desenvolve a oralidade e principalmente o letramento.
Lembrando que a medição da
leitura é fundamental com os livros de imagens, o mediador (professor ou quem
for ler), precisa instigar a curiosidade da criança, despertar o interesse dela
em interpretar aquelas imagens. Para Cruz e Pase (2012, p.115) “cabe aos
mediadores de leitura fazerem com que o texto a ser lido proporcione momentos
de prazer, de reflexão, de análise interpretativa e compreensiva como também de
criticidade.”
Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.
Aluna fazendo releitura de uma imagem do livro |
CRUZ,
M. C. A. V. da; PASE, B. M. A importância da intertextualidade e dos gêneros
literários para a mediação da leitura. In: NEVES, I. C. B.; MORO, E. L. da S.;
ESTABEL, L. B. (Orgs.). Mediadores de leitura na bibliodiversidade. Porto
Alegre: Evangraf/SEAD/UFRGS, 2012, p.115-138. Disponível em: .
http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/MEDIADORES_Leitura_na_Bibliodiversidade.pdf
Acesso em: 07 de junho de 2018.
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