quinta-feira, 7 de junho de 2018

Sobre livros de imagens

Livro escolhido pela turma para o projeto 



Após a atividade da interdisciplina “Didática, planejamento e avaliação”,  onde tínhamos que montar um projeto usando um livro de literatura infantil e meus alunos escolheram um livro de imagem, ressignifiquei meu olhar sobre os livros de imagens.
Trabalhar com livros de imagens é despertar o interessa da leitura no aluno, de forma rica e lúdica, pois a imagem tem um grande poder em nós, ainda mais nas crianças. Livros de imagens são como se fossem filmes em páginas, cada cena é vista ao folhear o livro, a história se dá através dos desenhos e cores e do imaginário da criança.
Além de favorecer o imaginário das crianças, livros de imagens servem para boas reflexões de forma leve, pois ao observar e interpretar a imagens, despertamos em nós sensações e sentimentos. 
Trabalhar com livros de imagens em sala de aula, além de favorer de forma lúdica a leitura e o imaginário, desenvolve a oralidade e principalmente o letramento.




Lembrando que a medição da leitura é fundamental com os livros de imagens, o mediador (professor ou quem for ler), precisa instigar a curiosidade da criança, despertar o interesse dela em interpretar aquelas imagens. Para Cruz e Pase (2012, p.115) “cabe aos mediadores de leitura fazerem com que o texto a ser lido proporcione momentos de prazer, de reflexão, de análise interpretativa e compreensiva como também de criticidade.”
Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo contemporâneo, ajudando-os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.

Aluna fazendo releitura de uma imagem do livro



CRUZ, M. C. A. V. da; PASE, B. M. A importância da intertextualidade e dos gêneros literários para a mediação da leitura. In: NEVES, I. C. B.; MORO, E. L. da S.; ESTABEL, L. B. (Orgs.). Mediadores de leitura na bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf/SEAD/UFRGS, 2012, p.115-138. Disponível em: . http://www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/MEDIADORES_Leitura_na_Bibliodiversidade.pdf Acesso em: 07 de junho de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário